A 69ª Corrida de São Silvestre de Avaré, tradicional prova que leva o nome de seu criador, o jornalista esportivo Elias de Almeida Ward, será disputada no começo da noite do próximo 31 de dezembro. A competição, que conclui o calendário anual do esporte avareense, tem sua largada marcada para 18h30, em frente ao Paço Municipal, e chegada no mesmo local e premiação na Concha Acústica.
O percurso da prova é de 10 mil metros. Os atletas saem pela Rua Pernambuco, contornam à direita na Rua Coronel João Cruz e retornam na Rua Rio Grande do Sul prosseguindo pela Avenida Prefeito Paulo Novaes até a Avenida Gilberto Filgueiras. Em seguida, os corredores acessam a Avenida Prefeito Misael Euphrásio Leal e retornam pela Avenida Prefeito Paulo Novaes, Rua Bahia, Rio de Janeiro, novamente Rua Coronel João Cruz, Rua Rio Grande do Sul, Rua Nhonhô Pereira e finamente entram na reta final pela Rua Pernambuco.
A competição será disputada nas categorias Adulto “A” - Masculino (16 a 24 anos), Adulto “A” - Feminino (16 a 29 anos), Adulto ''B'' - Masculino (25 a 29 anos), Adulto ''B” - Feminino (30 a 39 anos), Master ''A'' - Masculino (30 a 34 anos), Master “A” - Feminino (40 a 49 anos), Master “B” - Masculino (35 a 39 anos), Master “C” - Masculino (40 a 44 anos), Master “D” - Masculino (45 a 49 anos), Veterano “A” - Masculino (50 a 55 anos), Veterano ”A” - Feminino (Acima de 50 anos) e Veterano “B” - Masculino (Acima de 56 anos).
Tradição
Realizada desde 1946, a São Silvestre de Avaré é a mais antiga do gênero ocorridas em cidades interioranas. Nasceu da ideia do jornalista Elias de Almeida Ward (1925-2013) que a organizou durante 67 anos consecutivos com apoio da Prefeitura, da Rádio Avaré e do empresariado local.
Estrelas do atletismo internacional, como os atletas Adauto Domingues e Émerson Iser Bem venceram primeiro em Avaré antes de subir ao pódio na famosa prova paulistana. Por essa razão, a corrida de Avaré é referência na história do pedestrianismo brasileiro.
Caminhada inédita
O evento em 2014 terá pela primeira vez uma caminhada aberta à participação do público geral com trajeto de 3 km. A saída acontecerá uma hora antes da largada da São Silvestre, às 17h30, em frente da Concha Acústica.
Outras informações sobre a programação na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), que atende na Rua Carmem Dias Faria, 1085. O telefone é (14) 3732.0756.













