Uma aprendizagem prática sobre Citologia, ramo da Biologia que estuda as células, encantou alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Salim Antonio Curiati.
Durante a aula, foi feita a extração de células vegetais a partir da folha de uma planta e de células da mucosa bucal de um dos colegas.
Em seguida, os alunos puderam observar as estruturas celulares no microscópio, identificando suas partes e ampliando sua compreensão sobre o tema.
A atividade, que despertou a curiosidade dos estudantes, foi conduzida pelas professoras Pâmela Angélica da Costa e Mônica Aparecida Nunes Simioni, docentes das áreas de Biologia e Ciências, respectivamente.
“Ciência ao alcance de todos”
“Ver os alunos encantados ao olhar pelo microscópio é uma forma de mostrar que a ciência está ao alcance de todos”, destacou o vice-diretor Ivan Campos de Ramos.
A EJA é uma modalidade voltada para quem não pôde concluir o Ensino Fundamental ou nunca teve a oportunidade de estudar.
“A experiência reforça a importância da EJA como espaço de acesso ao conhecimento científico, valorizando a trajetória dos estudantes e fortalecendo sua autoestima por meio de atividades práticas e investigativas”, destaca a Secretaria Municipal da Educação.