Numa Sessão tensa, de sexta para sábado (11/12 de novembro de 2016), e após mais de 10 horas de leituras, análises e defesa, a Câmara de Avaré cassou o mandato do vereador Júlio César Theodoro, o Tucão (DEM).
A surpresa da noite ficou por conta do presidente da Comissão Parlamentar (CP) que investigou a denúncia contra Tucão, Edinho da Farmácia, que acabou mudando seu voto e foi contrário à cassação do agora ex-parlamentar.
Edinho votou favorável ao relatório final da CP, que pediu a cassação de Tucão, mas, no momento da votação em plenário, “mudou de ideia” e votou contrário ao seu próprio voto, se posicionando contrário a cassação de Júlio César Theodoro.
Com Edinho, votaram contra a cassação de Tucão: Carlos Alberto Estati e Roberto Araujo.
Quem acompanhava a Sessão pode ver de perto a pressão em cima de alguns vereadores, na tentativa de que mudassem os votos. A maior pressão teria sido em cima dos vereadores Laid´s Baiano e Vi Cortez.
Outra surpresa da noite ficou por conta das advogadas de Tucão, que, inesperadamente, compareceram à Sessão e fizeram a defesa do vereador. As primeiras sete horas foram acompanhadas pelo advogado Hidalgo de Freitas, que foi nomeado pela OAB, já que as defensoras de Júlio César não haviam sido intimadas.
Bruna Silvestre (PSB) que teve o apoio de Tucão nas eleições municipais também surpreendeu ao votar contra o aliado de campanha. Tucão assumiu a presidência do Democratas e conseguiu que o partido apoiasse o candidato do PTB – Jô Silvestre. Entretanto, a vereadora que esteve na campanha ao lado de Tucão não levou isso em conta e votou pela cassação do aliado político.
Com a saída de Tucão, seu primeiro suplente, Luiz Otávio Clivatti PSD, assumirá uma cadeira no Legislativo e também termina a história mais longa de um político na Câmara de Avaré, já que Júlio César ocupava uma vaga no Legislativo há 28 anos.
Tucão foi cassado depois de ter sido condenado pela Justiça Federal, sob conluio e falsidade ideológica para que uma ONG conseguisse feijão do governo. O caso se arrastou por anos a fio, até que finalmente a justiça condenasse o parlamentar do DEM.
O vereador poderá ingressar na justiça comum para tentar anular a cassação. Ele foi o 2º vereador a ser cassado numa única legislatura ao lado de Rodivaldo Rípoli, que, coincidentemente foram eleitos pelo mesmo partido, o PP.













