Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Cultura Internacional

Arqueóloga afirma ter achado local exato em que Jesus foi crucificado

Por Jornal A Bigorna 05/04/2025 00:10:00 698
Arqueóloga afirma ter achado local exato em que Jesus foi crucificado

Escavações que estão sendo feitas na Igreja do Santo Sepulcro revelam evidências de um jardim de 2 mil anos com oliveiras e videiras, corroborando relatos bíblicos do local de crucificação de Jesus.

A informação foi revelada pela arqueóloga italiana Francesca Romana Stasolla, que comanda as investigações na igreja em Jerusalém, em entrevista ao The Israel Times. Os trabalhos científicos que detalham a pesquisa da professora da Universidade de Roma, porém, ainda não foram publicados.

Segundo a pesquisadora, que é especialista em restauro de templos católicos, a vegetação encontrada sob os pisos da Igreja do Santo Sepulcro condiz com uma passagem bíblica que descreve o local da morte de Jesus: “Ora, no lugar onde ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto”, diz João 19:41.

As análises de solo revelaram pólen e restos vegetais compatíveis com cultivos das plantas na época atribuída à crucificação de Jesus. O local, originalmente uma pedreira desativada, ficava fora dos muros de Jerusalém no século I, conforme descrito nas escrituras.

Da pedreira ao santuário de Jesus

Escavações mostraram que a área passou por transformações: primeiro como pedreira, depois como cemitério e jardim, até se tornar o local sagrado ao ser identificado como o Calvário por Santa Helena no século IV.

Fragmentos de cerâmica e lamparinas a óleo encontradas por Francesca ajudaram a traçar essa linha do tempo. Uma estrutura circular de mármore, possivelmente parte do monumento original que foi ordenado pelo imperador Constantino I, também foi encontrada sob o piso da atual igreja.

As pesquisas começaram em 2022, durante as obras de restauração do piso da basílica. “Não podemos escavar tudo de uma vez, então a equipe avança por seções, interrompendo trabalhos durante períodos de peregrinação, como a Páscoa. Ainda falta terreno para explorar”, explicou Stasolla ao jornal israelense.

Apesar das limitações do que foi encontrado até agora, para ela os achados reforçam a conexão entre arqueologia e os textos da tradição cristã, oferecendo novas perspectivas sobre um dos locais mais venerados do mundo.

Cultura Internacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
PM prende homem em flagrante após disparos de carabina contra casas em Avaré
31-maro-2026 441
Justiça ⚖
SAP ainda não fechou balanço de presos que não retornaram da “saidinha” de março em 2026; Avaré ainda não teve dados contabilizados
31-maro-2026 289
Acidente
Motorista é socorrido com fratura grave após capotar carro em rodovia de Piraju
31-maro-2026 183
Caso de Polícia - SP
Coronel preso pela morte da PM Gisele teve só uma punição em quatro casos de assédio contra mulheres
31-maro-2026 206
Palanque do Zé
Palanque do Zé #399 – Minha visita à ALESP
31-maro-2026 343
Liturgia do André Guazzelli
Liturgia do André # 59— Lula está tonto e o blefe da elite judiciária – pitacos de Elio Gaspari
31-maro-2026 152
Artigo
2 de Abril: conscientizar é mais do que lembrar, é agir
31-maro-2026 1175
Crônica
CURIOSIDADE MATA
31-maro-2026 200
Artigo
A fragilidade dos vínculos na contemporaneidade
31-maro-2026 173
Avaré
Aumento de descarte irregular acende alerta em Avaré e reforça necessidade de conscientização
31-maro-2026 281
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS