Para melhorar os índices de aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação organizou capacitações para o magistério municipal. As ações começaram em 29 de março com os cursos "Ler, Escrever e Letrar", "Orientações para a Primeira Infância" e "Libras". A Rede atende hoje alunos de creche (0 a 3 anos), educação infantil (4 e 5 anos) e 1º ao 5º anos (6 a 10 anos).
A expectativa é que ao final do 1º ciclo do ensino fundamental os alunos dominem o sistema de escrita alfabética, produzam textos e leiam com fluência, atendendo assim a quinta meta do Plano Nacional da Educação (PNDE), que é a de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.
Para alcançar as metas planejadas, a Educação vem investindo na capacitação continuada dos seus professores, oferecendo material didático de qualidade, desenvolvendo projetos e acompanhamento pedagógico através de professores/coordenadores das unidades escolares e equipe pedagógica da rede. A Educação segue as diretrizes do Programa Nacional pela Educação na Idade Certa, do Governo Federal, que inclui cursos de Braille e acompanhamento da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs).
De acordo com os dirigentes do setor, no fim de 2015, dos mil alunos que terminaram o 1º ciclo de alfabetização, 90% atingiram a meta estabelecida. Tais dados foram coletados e planificados por meio de avaliações e pelo acompanhamento sistemático feito pelos técnicos da Secretaria da Educação. As planilhas de acompanhamento do rendimento dos alunos podem ser conferidas no site http://educacao.avare.sp.gov.br/.
Veja mais
Outras Notícias
Moradores do bairro Terras de São José receberão nova unidade e saúde (UBS)
4-setembro-2026
224
Prefeito Roberto Araujo anuncia projeto que valoriza profissionais da Educação
4-setembro-2026
188













