As 80 crianças e adolescentes assistidas pela instituição VANA (Voluntários Anônimos de Avaré) já podem contar com uma biblioteca, graças à parceria entre quatro cooperativas de Avaré (Unimed, Sicoob-Crediceripa, Uniodonto e Unicred). As cooperativas se uniram em uma ação social que fez parte da programação do Dia de Cooperar. Realizado em âmbito nacional, o Dia C está em sua oitava edição e é um compromisso das cooperativas brasileiras por um mundo mais justo e igual.
A inauguração da biblioteca aconteceu na segunda semana de julho e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre elas crianças e adolescentes atendidas pelo VANA e seus familiares, representantes das cooperativas envolvidas e voluntários. Durante o evento, foram realizadas várias atividades, como oficinas de kusudama e mandala, recreação, pintura facial, apresentação de teatro infantil, além de distribuição de lanches, sorvetes, bonés e chaveiros.
Presente ao evento, Valéria Guassú, presidente do VANA, que atua de forma voluntária na instituição, afirmou que, somente com união, é possível somar os esforços para diminuir as dificuldades das crianças e adolescentes atendidas pela entidade. “Uma biblioteca é a possiblidade de leva-las para o mundo das ideias, dos sonhos, da alegria e da criatividade. A leitura amplia o universo e transforma vidas”, disse Valéria. Cada cooperativa forneceu sua contribuição: pintura da sala onde funciona a biblioteca, aquisição ou obtenção de doação de móveis e outros materiais usados para equipar a sala.
Colabore com a campanha
Com o objetivo de arrecadar livros para a biblioteca do VANA – Voluntários Anônimos de Avaré, as cooperativas realizaram a campanha “Doe um livro e coopere com a educação de várias crianças e adolescentes”. VANA é uma instituição filantrópica que atende 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A entidade conta com uma equipe formada por assistente social, psicóloga, secretária, monitores, cozinheira e auxiliar de serviços gerais, além de voluntários e estagiários. Entre as atividades realizadas, estão: violão e canto, teatro, filme e palestras, jogos, danças, informática, artesanato e leitura.
A campanha para arrecadar os livros teve início no dia 01 de julho e vai até o dia 31 de agosto. Os livros a serem doados devem ser voltados para crianças e adolescentes com idade entre 06 e 15 anos. Quem quiser colaborar pode levar sua doação nos seguintes postos de arrecadação: Sicoob – Crediceripa - Rua São Paulo, 1631; Unimed – Rua Santa Catarina, 1981; Uniodonto – Rua Distrito Federal, 1001; e Unicred – Rua Santa Catarina, 769.













