Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Nacional

Cresce consumo de bebida e drogas por adolescentes; cai uso de preservativo

Por Jornal A Bigorna 13/07/2022 09:00:00 1485
Cresce consumo de bebida e drogas por adolescentes; cai uso de preservativo

Mesmo antes da pandemia, os jovens brasileiros já estavam mais vulneráveis, se cuidando menos e se expondo mais a riscos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), divulgada na manhã desta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos dez anos, houve um aumento no consumo de álcool e drogas e uma redução significativa no uso de preservativos nessa faixa etária.

O trabalho comparou os dados das quatro edições da pesquisa, 2009, 2012, 2015 e 2019. Foi feito com alunos do nono ano do ensino fundamental (entre os 13 e os 17 anos) das redes pública e privada em todas as capitais brasileiras. Envolveu 159 mil pessoas. Embora tenha sido feito antes da pandemia, o trabalho já indica uma crescente vulnerabilidade entre os jovens, que pode ter aumentado depois da crise sanitária.

A experimentação de bebida alcoólica cresceu de 52,9% em 2012, para 63,2% em 2019. O aumento foi mais intenso entre as meninas (de 55,0% para 67,4% no mesmo período) do que entre os meninos (de 50,4% para 58,8%). O consumo excessivo de álcool (quatro doses para as meninas e cinco para os meninos em um mesmo dia) também aumentou. Foi de 19,0% em 2009 para 26,2% em 2019 entre eles e de 20,6% para 25,5% entre elas.

A experimentação ou exposição ao uso de drogas cresceu em uma década. Foi de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019.

A saúde mental dos jovens em 2019 – portanto antes da pandemia e do isolamento social – já era considerada preocupante, sobretudo entre as meninas. Pelo menos 45,5% delas (contra 22,1% deles) relataram a sensação de ninguém se preocupar consigo. Mais grave ainda, 33,7% delas (contra 14,1% deles) disseram sentir que a “vida não vale a pena”.

“Calcula-se que 50% dos transtornos mentais dos adultos começam antes dos 14 anos, na adolescência, uma época de intensidade emocional, maturação do cérebro e descontrole emocional, que pode trazer à tona problemas”, afirmou o gerente da pesquisa, Marco Antonio de Andreazzi. “E a pandemia afetou isso de maneira muito séria, o impacto ainda será verificado nos próximos anos.”(Do Estado de SP)

Nacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Mês do Transtorno do Espectro Autista terá eventos alusivos em Avaré
28-maro-2026 202
Avaré
Fundo Social cadastra crianças para recebimento de Ovos de Páscoa
28-maro-2026 234
Avaré
Obras contra enchentes: análise de solo avança para as ruas Alagoas e Mato Grosso 
28-maro-2026 217
Avaré
Tradicional Corrida do Trabalhador está com inscrições abertas 
28-maro-2026 220
Justiça ⚖
Justiça condena a 21 anos e 6 meses de prisão agente da Fundação Casa por agredir ex-companheira e bebê em Avaré
28-maro-2026 203
Saúde Pública
Avaré terá Dia de D de vacinação contra gripe para grupos prioritários
28-maro-2026 225
Política Nacional
Justiça italiana decide aceitar extradição de Zambelli para o Brasil
28-maro-2026 207
Caso de Polícia - SP
Tenente-coronel Neto agrediu Gisele dentro do quartel-general da PM em SP, dizem policiais
28-maro-2026 207
Educação
Alunos que haviam ocupado SEDUC de SP contra Feder são retirados a força pela PM
28-maro-2026 221
Caso de Polícia - SP
Suspeitos de 21 e 20 anos são presos por estupro coletivo contra uma estudante em Botucatu
28-maro-2026 233
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS