Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Cultura amplia parcerias para manter calendário de eventos

Por Jornal A Bigorna 26/04/2016 01:36:23 1256
Cultura amplia parcerias para manter calendário de eventos

Em busca de alternativas para driblar a redução orçamentária da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Cultura ampliou parcerias com as esferas estadual e federal a fim de manter seu calendário de atividades.

 

Além dos eventos custeados com recursos próprios, que tiveram valores reduzidos para priorizar a conclusão do Centro Cultural Esther Pires Novaes e o término do Teatro Municipal Octávio Morales Moreno, a pasta negocia promoções conjuntas com estatais e com a iniciativa privada.

 

Estão inclusos entendimentos com parceiros frequentes como a CRR SPVias, a Duke Energy, a CPFL Santa Cruz, por intermédio da Lei Rouanet ou do Programa de Ação Cultural (ProAC) e ainda de ações do Sistema S, como o SESC.

 

No último dia 26 de março, Avaré recebeu o espetáculo "Uma Série de Surpresas", do Circuito Cultural Paulista, na Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos. No início de abril, foi a vez da apresentação da cantora Mariana Aydar, também pelo Circuito Cultural Paulista, no Largo São João.

 

Milhares de pessoas prestigiaram no dia 3 as atrações do Circuito Sesc de Artes, no Largo São João. A praça central da cidade foi palco de intervenções com artes visuais, teatro, cinema, circo e literatura . Marcou o encerramento do circuito o show de Gabriel, O Pensador.

 

No último dia 4, cerca de 420 alunos da rede pública de ensino assistiram a peça "Cadê o Amor Que Estava Aqui?", com patrocínio do Ministério da Cultura e da CCR SPVias. Com recursos do ProAC, no dia 16, o Grupo Teatro de Caixeiros apresentou no Largo São João o espetáculo de rua "Viajantes" com técnicas vindas do teatro de animação.

 

Próximas atrações

Oficina de Cinema – PONTO MIS

 

Programa mantido pelo governo estadual, o Ponto MIS promove no próximo dia 25, segunda-feira, a oficina de cinema "Além da Imaginação: a Magia dos Efeitos Especiais". Das 18h30 às 22h30, na Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos (CAIC), o crítico Cássio Starling revelará os principais truques criados por equipes que inventam mundos inexistentes, criaturas lendárias, monstros e ações que deixam os filmes cheios de tanta emoção.

 

Música Instrumental

 

No próximo dia 6 de maio o Circuito Cultural Paulista traz para Avaré o guitarrista Tomati, que fez parte do elenco de músicos do Programa do Jô. O espetáculo terá lugar no anfiteatro da Diretoria Regional de Ensino (antigo CEFAM), na Avenida Prefeito Misael Euphrásio Leal, 857, a partir das 20h.

 

Gratuita, a apresentação também terá a participação de Cuca Teixeira na bateria, Fernando Rosa no contrabaixo e o vocal da cantora Michelle Spinelli. O repertório inclui músicas autorais com melodias incidentais de clássicos da música mundial, no estilo jazz fusion, misturando ritmos como jazz, rock, bossa nova, blues, com muito espaço para a improvisação e o virtuosismo dos músicos.

 

Música de Raiz no dia das Mães

Em outra parceria com o governo estadual, através da Abaçaí Cultura e Arte, a Secretaria da Cultura programou para a noite de sábado, 7 de maio, espetáculo com a cantora e apresentadora Mariangela Zan, na tradicional Festa das Mães do Jardim Brasil.

 

Mariangela Zan vai mesclar músicas de sucesso de Inezita Barroso e também composições de seu pai, Mário Zan, que fazem parte do seu primeiro CD, como "Os Homens Não Devem Chorar", "Arroz a Carreteiro", "Sanfoneiro Folgado", "Capricho Cigano", "Recordações" e "Só para Você".

 

Circo

 

No dia 17 de junho, Avaré vai receber o espetáculo infanto-juvenil "Água", do Grupo Próxima Companhia, pelo Circuito Cultural Paulista. A atração, que acontece no Largo São João, às 15h, conta com seis palhaços em cenas mostrando o sumiço da água. Com muita diversão eles exploram seus tipos e usos ao longo de uma fantástica jornada. O cenário e a música são trazidos pelos palhaços ao picadeiro-piscina. A peça procura, de maneira inusitada, tratar de questões que povoam o imaginário coletivo a respeito da água.

 

Cinema, Teatro, Festival de Choro e Fampop

 

Com patrocínio da CPFL, através do Ministério da Cultura, o Projeto de Cineautorama, cinema ao ar livre que o espectador de Avaré assistirá de dentro de seu carro através de um telão a ser colocado no recinto da Emapa. Este evento ocorrerá em data ainda a ser definida no mês de agosto.

 

Em setembro, Avaré será sede do II Festival Paranapanema de Teatro, patrocinado pela Duke Energy, sob coordenação do Teatro de Tábuas de Campinas. Serão oito dias de apresentações teatrais gratuitas para a população.

 

O ProAC cederá ao Festival de Choro de Avaré deste ano dois espetáculos gratuitos com estrelas do choro brasileiro. O evento tem a coordenação geral do Clube do Choro de Avaré.

 

Também em setembro está programado o X Feseste, com o apoio da Abaçai Cultura e Arte e do Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Estado de São Paulo, os quais vão atrair grupos teatrais de diferentes partes do Estado.

 

Em novembro a Feira Avareense da Música Popular (Fampop) terá o apoio da AAPA e da Abaçai Cultura e Artes, os quais vão patrocinar dois espetáculos com nomes importantes da MPB na grade de programação do conceituado festival.

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Prefeitura de Avaré inicia reforma na Clínica Veterinária Municipal de Avaré
7-abril-2026 188
Avaré
Prefeitura dá sequência à obra de drenagem no centro de Avaré
7-abril-2026 102
Caso de Polícia - SP
Polícia Militar apreende arsenal e prende homem por porte e posse ilegal de armas em Avaré
7-abril-2026 153
Caso de Polícia - SP
Neto é preso após ameaçar degolar os avós que recusaram emprestar carro no interior de SP
7-abril-2026 124
Acidente
Caminhão carregado com cana tomba e bloqueia pista na SP-255 interior
7-abril-2026 279
Internacional
Vaticano excomunga bispos e membros de grupo católico ultraconservador
7-abril-2026 117
Caso de Polícia - SP
PM flagra traficante com 920 porções de cocaína em SP que seriam levadas para Cerqueira César
7-maro-2026 1955
Caso de Polícia - SP
Homem é preso por importunação sexual após expor órgão genital a mulher em supermercado em Avaré
7-maro-2026 1174
Avaré
Roberto Araujo sanciona lei que destina área pública para construção de moradias populares em Avaré
7-maro-2026 4938
Avaré
Avaré inicia os estudos para a construção do novo Plano Municipal de Educação
7-maro-2026 1734
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS