Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Brasil: Polícia

De Porsche a construtora: como “novo Marcola” lavou milhões do tráfico

Por Jornal A Bigorna 01/12/2024 17:00:00 718
De Porsche a construtora: como “novo Marcola” lavou milhões do tráfico

Além de ser investigado pelo envolvimento em dezenas de homicídios, resultantes da guerra com membros da maior facção criminosa do país, Magrelo — que já afirmou ser “o novo Marcola” — foi condenado recentemente por lavagem de dinheiro. Para isso, ele usou uma empresa de engenharia, com CNPJ atualmente inativo, e comprou carros de luxo, entre eles um Porsche.

A prática de investir em veículos luxuosos é velha conhecida do crime organizado, que adquire os carros sem, no entanto, transferir o registro para o nome dos novos donos.

Mesmo com Magrelo atrás das grades, a quadrilha, chamada de Bando do Magrelo, segue atuando e expandindo suas ações criminosas na região, promovendo um banho de sangue no interior paulista.

Condenado a 10 anos

No processo de lavagem de dinheiro, que corre em sigilo, consta sentença decretada pelo juiz Caio César Ginez Almeida Bueno, obtida pelo Metrópoles.

O magistrado referendou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e condenou Magrelo, em 1º de outubro, a 10 anos, um mês e um dia de prisão no regime fechado. A defesa do condenado não foi localizada. O espaço segue aberto para manifestações.

Magrelo está atrás das grades desde maio do ano passado, quando foi capturado por policiais militares, em cumprimento a um mandado de prisão, que o flagraram usando documento falso em Borborema, a cerca de 210 km de distância de Rio Claro.

Com o chefão do bando atrás das grades, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MPSP, deflagrou uma operação em que cumpriu mandados de busca e apreensão em Rio Claro, Americana e Santa Bárbara d’Oeste — todas no interior de São Paulo.

Os endereços eram ligados a Magrelo, que teve os sigilos bancário e fiscal quebrados pela Justiça paulista.

Com apoio de policiais federais e militares, o Gaeco apreendeu, na ocasião, três veículos de luxo – Ram Rampage, BMW X4 e um Audi A3 –, além de duas armas de fogo, computadores, celulares, documentos de empresas, anotações, máquinas e cartões bancários.

As investigações também relacionaram Magrelo a um Porsche e a uma caminhonete Amarok, além de identificar que o criminoso teria usado empresas — entre elas a de engenharia — para movimentar R$ 33.888.720,58. Este valor foi usado como base para o MPSP pedir o sequestro de bens do alvo.

Matança no interior

Neste mês, cinco criminosos morreram na guerra entre o Bando do Magrelo e o PCC. No total, foram quatro mortes decorrentes de uma chacina, praticada em retaliação à execução de outro criminoso na véspera.

A mais recente baixa dessa guerra foi a de Israel Henrique Francisco, de 35 anos, que morreu na madrugada da sexta-feira (29/11), após quase seis dias internado. Ele foi ferido a tiros no sábado (23), juntamente com outros três membros do PCC.

Os quatro integrantes da maior facção criminosa do Brasil foram executados como vingança pela morte de Daniel de Paula Sobrinho, 29, o Vovô, ligado ao Bando do Magrelo, cerca de 12 horas antes da chacina. O Metrópoles apurou que, com a morte de Israel, subiu para 27 o número de vítimas de homicídio em Rio Claro, neste ano, até o momento.

A reportagem obteve o registro, feito por uma câmera de monitoramento, do atentado realizado por membros do Bando do Magrelo contra Gabriel Lima Cardoso, de 26 anos, Marcelo Henrique Ferreira, 27, José Cláudio Martins Nunes, 50, e Israel, quando conversavam em frente a um terreno, no bairro das Nações. Os pistoleiros tiveram apoio de um batedor, em uma moto.

Mortos com 15 tiros

Marcelo correu pela calçada e foi morto com um tiro na cabeça e outro na nuca, morrendo na rua. No meio do terreno estava o corpo de José Cláudio, com cinco tiros no peito, dois na cabeça e um na nuca.

Gabriel conseguiu ir um pouco mais longe, não por muito tempo, pulando o muro do terreno – no qual José foi morto –, mas foi alcançado e executado com cinco tiros na cabeça e um no joelho direito. Ele foi encontrado em uma rua, usada pelos pistoleiros para fugir. Israel também foi atingido por tiros e hospitalizado, não resistindo aos ferimentos. A polícia não teve tempo de colher o depoimento dele.

Em frente ao terreno no qual as vítimas conversavam, policiais encontraram, após a chacina, munições intactas de calibre 9 milímetros e um carregador prolongado. Até o momento, ninguém foi preso.(DO metrópoles)

Brasil: Polícia

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Sincomerciários de Avaré realiza com sucesso a 1ª Roda de Conversa sobre Autismo
5-abril-2026 79
Avaré
Governo Roberto Araujo investe em unidade móvel para ampliar serviços odontológicos
5-abril-2026 72
Artigo
O fim do autismo como “bloco único”: a ciência aponta para um novo caminho
5-maro-2026 3029
Palanque do Zé
Palanque do Zé #403 – O Governo Lula morreu: A rejeição de Messias ao STF
5-maro-2026 558
Artigo
A “piscina de ratos”  e a Dosimetria
5-maro-2026 398
Crônica
LOUVADO SEJA!
5-maro-2026 461
Artigo
Seja feliz com suas escolhas, ignore o mundo
5-maro-2026 483
Política Nacional
Celular de operador do PCC revela envio de dinheiro em voos a Brasília
5-maro-2026 406
Política Nacional
Deputado paga R$ 203 mil da cota parlamentar aos sobrinhos para alugar SUV de luxo
5-maro-2026 358
Brasil: Polícia
Amigos há 20 anos, PMs morrem após trocarem tiros durante briga
5-maro-2026 735
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS