Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Equipe de Ortopedia da Santa Casa de Avaré realiza 1º reimplante de mão da região

Por Jornal A Bigorna 17/04/2019 15:40:00 16522
Equipe de Ortopedia da Santa Casa de Avaré realiza 1º reimplante de mão da região

1º reimplante de mão da região

Em meados do mês de março deste ano, a equipe de Ortopedia da Santa Casa de Avaré realizou procedimento de reimplante de mão, o primeiro deste tipo já realizado na região. Trata-se de um procedimento de altíssima complexidade, realizado apenas em grandes centros como São Paulo e Campinas.

Participaram do reimplante os doutores: Elton João Nunes (cirurgião de mão), Frederico Lutti Zink (cirurgião de mão), Osvaldo Martins (ortopedista e traumatologista), Luciano Salgado (cirurgião vascular), Renata Martorelli (anestesista), além de uma excelente equipe de Enfermagem. Vale ressaltar que todos são de Avaré.

O paciente C.C, aproximadamente 40 anos, teve sua mão amputada após acidente com serra circular na cidade de Cerqueira  César e foi trazido para Avaré.

O procedimento se iniciou às 19 horas de sábado (16/03) e durou cerca de cinco horas, explicou Dr. Elton.

Na ocasião, foi realizado encurtamento ósseo para estabilização do punho, reconstrução  de artérias, nervos e veias, tendo sido utilizado um microscópio adquirido recentemente pela Santa Casa  que aumenta aproximadamente 20 vezes o tamanho do campo cirúrgico. “Esse aparelho foi comprado uma semana antes do acidente” relata Dr. Frederico.

 Foram 25 dias de internação aos cuidados da equipe de Ortopedia, foram necessários mais dois procedimentos cirúrgicos para tratar uma complicação esperada (Síndrome Compartimental), para reconstrução dos tendões extensores e flexores do punho e dos dedos e para enxerto de pele (retirado da coxa). “Durante a internação as trocas de curativos eram sempre realizadas com o paciente sedado, no centro cirúrgico para evitar dor  e infecção.  Foi necessário o uso de antibióticos e anticoagulante em dose plena para evitar risco de infecção e trombose.”

Após a alta, o paciente já esboçava movimento dos dedos e retorno gradual da sensibilidade.

“A recuperação vai ser lenta, necessita  acompanhamento com fisioterapia e ter cuidados como evitar cafeína, exposição ao frio, fatores que podem ocasionar obstrução artéria”, explica os cirurgiões.

Dr. Frederico frisa que é importante ressaltar que Avaré não é referência para este tipo de trauma, que quando algo assim ocorre é preciso procurar hospital de alta complexidade.

 “Ele deu sorte que neste dia a equipe de ortopedia estava completa. É algo muito cansativo que demanda profissionais capacitados (cirurgião de mão com treinamento em microcirurgia).  “Quando um membro é amputado, ele deve ser colocado em um recipiente com soro fisiológico e em seguida colocado em um outro recipiente com gelo, nunca diretamente em contato com o gelo para evitar lesão/queimadura das estruturas” - disse Dr. Elton. 

O tempo para a possibilidade do reimplante varia de acordo com a estrutura amputada, em média, 6 horas.

A equipe de Ortopedia de Avaré realiza em torno de 200 cirurgias e mais de 1400 atendimentos ambulatoriais por mês (SUS).O caso do reimplante foi realizado pelo SUS.(A informação é da Comissão de Saúde de Avaré)

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Avaré fortalece o planejamento, amplia parcerias e busca novas oportunidades para impulsionar o turismo e a economia local
7-janeiro-2026 169
Avaré
Reunião fortalece integração entre Polícia Civil e instituições parceiras no combate aos maus-tratos contra animais
7-janeiro-2026 148
Avaré
Curso gratuito de panificação está com inscrições abertas em Avaré
7-janeiro-2026 109
Internacional
Grupo ultratradicionalista desafia Vaticano e ordena quatro bispos sem aval do papa Leão 14
7-janeiro-2026 90
Política Nacional
Aliados de Flávio veem blefe em possível saída de Michelle da disputa ao Senado
7-janeiro-2026 157
Política Nacional
Michelle Bolsonaro deixa presidência do PL Mulher
2-julho-2026 921
Avaré
ACIA realiza o segundo sorteio da campanha “A Sorte na Palma da Sua Mão 2026”
2-julho-2026 598
Avaré
SEC realiza “Segundo Sorteio Mensal da Campanha Comerciário Premiado 2026”
2-julho-2026 1295
Avaré
Pedágios de cidades do interior de SP terão reajuste no valor a partir desta quarta-feira; veja lista
2-julho-2026 1554
Avaré
Restaurante Popular de Avaré realizou "Arraiá do Prato do Povo"
2-julho-2026 1408
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS