Na manhã desta terça-feira, 23 de dezembro de 2025, a Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), cumpriu mandados de busca e apreensão em cinco endereços do município. A ação, que integra investigação sobre crimes digitais, tem como alvos o ex-secretário municipal Márcio Danilo dos Santos e o advogado Frederico Augusto Poles, ex-advogado da Câmara Municipal.
Os investigados são suspeitos de envolvimento na criação e uso de perfis falsos em redes sociais, com o objetivo de disseminar notícias falsas (fake news) e ofender a honra de terceiros — entre eles, o atual prefeito da cidade. Durante as buscas, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que passarão por análise pericial.
De acordo com as investigações, elementos técnicos coletados vinculam os acessos aos perfis investigados a dispositivos associados a um dos alvos. A operação contou com a presença de advogados designados pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Avaré, que acompanharam as diligências.
O ex-secretário Márcio Danilo dos Santos, conhecido como “Traquinas” durante sua passagem pela secretaria de Turismo, foi localizado em sua residência no Jardim Jatobá, onde vários aparelhos eletrônicos foram recolhidos. Já o advogado Frederico Augusto Poles, conhecido como “Fred”, é apontado como suposto mentor dos perfis falsos “Seba Madureira” e “Pedro Madureira”, usados para propagar desinformação e ataques pessoais pela uma REDE SOCIAL DE ALCUNHA CIDADE DE AVARÉ. Poles não estava em casa no momento da ação e compareceu somente após ser contatado pela polícia, mas não entregou seu telefone celular.
As apurações indicam a possível formação de uma dupla responsável por crimes digitais, supostamente convencida de que a internet seria uma “terra sem lei”. O inquérito tramita em sigilo no Cartório Criminal da Delegacia Seccional de Avaré, e as investigações continuam para total esclarecimento dos fatos.
Até o momento, a OAB local não se pronunciou publicamente sobre o caso, nem os investigados se manifestaram.













