A filiação do ex-prefeito Joselyr Silvestre ao PSD, realizada na última quarta-feira (14), desencadeou uma crise interna no partido em Avaré e pode provocar uma saída em massa de vereadores da legenda. A adesão de Silvestre, ocorrida na sede estadual do partido em São Paulo, foi acompanhada pela filiação de Elizandra Silvestre.
A entrada do ex-prefeito no partido foi mal recebida pela bancada de vereadores do PSD na cidade, que é composta por Samuel Paes, Moacir Lima e Hildago de Freitas. Os três parlamentares são aliados do prefeito atual, Roberto Araujo, e veem a chegada de Silvestre como um conflito direto com sua base de apoio.
O descontentamento é tão significativo que, de acordo com fontes do partido, pelo menos dois vereadores já aguardam a abertura da "janela partidária" – período em que é permitido trocar de legenda – para oficializar sua saída. Essa não é a primeira vez que o nome de Joselyr Silvestre gera turbulência no PSD. Anteriormente, a saída de figuras como Adalgisa Ward e Luiz Claudio Despachante do partido já foi atribuída a motivações ligadas à sua possível filiação.
Caso os vereadores deixem o partido, o PSD, que hoje possui três cadeiras na Câmara Municipal, ficará significativamente enfraquecido. Informações de bastidor indicam que outros partidos já teriam se aproximado dos edis insatisfeitos para recrutá-los.