Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Avaré

Jovens de Avaré brilham no tabuleiro e sobem ao pódio na maior liga de xadrez rápido do país

Por Jornal A Bigorna 10/12/2025 18:00:00 1565
Jovens de Avaré brilham no tabuleiro e sobem ao pódio na maior liga de xadrez rápido do país

A cidade de Avaré celebrou um final de temporada de elite no xadrez nacional. Dois de seus jovens talentos, Lucas Alves Moreira e Karina Emika Mori, encerraram com destaque sua participação na Liga do Enxadrista, considerada a maior competição de xadrez rápido do Brasil. A fase final do torneio, que percorreu 25 etapas em cidades do interior paulista, aconteceu no último dia 6 de dezembro, em Lençóis Paulista, reunindo os oito melhores classificados de cada categoria.

Na disputa acirrada, realizada no sistema todos contra todos, o jovem Lucas Alves Moreira reforçou sua reputação como um dos principais enxadristas em atividade da cidade. Na categoria Sub-18 Absoluto, ele travou uma batalha técnica e nervosa ao longo de sete rodadas. Com um desempenho sólido, que incluiu quatro vitórias, Lucas somou 5 pontos e garantiu o vice-campeonato. A conquista veio após uma partida decisiva contra o campeão Caique Rodrigues, consolidando o avareense entre as maiores promessas juvenis do estado de São Paulo.

“Foi uma temporada muito competitiva. Chegar à final já era um objetivo, e subir ao pódio coroa um ano de muito trabalho. A partida contra o campeão foi intensa e aprendi muito”, comentou Lucas, referindo-se à disputa pelo título.

No tabuleiro feminino, a representação de Avaré ficou por conta de Karina Emika Mori. Competindo na categoria Feminino Absoluto, ela enfrentou adversárias experientes e demonstrou garra e técnica. Com duas vitórias e 2 pontos conquistados, Karina assegurou a sexta colocação na classificação geral, marcando presença entre as melhores do circuito em seu primeiro ano entre as finalistas.

Apoio público ao esporte da mente

A participação dos atletas na final foi viabilizada pelo apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Avaré, que custeou o transporte da delegação. A medida evidencia o compromisso da administração municipal com o fomento ao esporte, inclusive às modalidades consideradas “da mente”, que exigem dedicação e treinamento específico.

“O apoio foi fundamental para que pudéssemos competir em condições de igualdade. É um incentivo que reconhece o xadrez como esporte sério e importante para o desenvolvimento dos jovens”, afirmou Karina Mori.

Próximo movimento: Jogos Abertos

O ano enxadrístico de Avaré ainda não terminou. A cidade terá seus atletas em mais uma competição de peso em 2025: os tradicionais Jogos Abertos do Interior, que acontecem de 15 a 20 de dezembro, em Ribeirão Preto. A delegação avareense embarca para o evento buscando novas conquistas e a consolidação do município como um celeiro de talentos no xadrez paulista.

A Liga do Enxadrista, com seu formato itinerante e competitivo, tem se mostrado um importante vetor para a popularização e a profissionalização do xadrez rápido no Brasil, revelando nomes e fortalecendo a base do esporte longe dos grandes centros.

Avaré

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Idoso é preso suspeito de assediar crianças por alambrado em Avaré; ele é vizinho da criança
1-fevereiro-2026 217
Avaré
 Homem é preso em flagrante por furto no centro Avaré
1-fevereiro-2026 207
Brasil: Polícia
Cão Orelha: carta comovente é encontrada em casinha e emociona a web
1-fevereiro-2026 125
Justiça ⚖
Avareense “Beto Louco”e “Primo” negociam delação com Promotoria e “derrubar metade do Congresso”
1-fevereiro-2026 513
Brasil: Polícia
Morte do cão Orelha: adolescentes suspeitos retornam dos EUA e têm celulares e roupas apreendidos no aeroporto
1-fevereiro-2026 124
Nacional
Câmara pagou segurança para Hugo Motta curtir final da Libertadores
1-fevereiro-2026 99
Nacional
O calendário da Justiça Militar para definir se Bolsonaro vai perder o posto e a patente
1-fevereiro-2026 91
Acidente
Motorista sobrevive a queda de carro em ribanceira no interior de SP
1-fevereiro-2026 156
Saúde Pública
Ministério da Saúde emite alerta sobre o Vírus Nipah no Brasil
1-fevereiro-2026 153
Avaré
Governo Roberto Araujo adquire veículos para reforçar ações da Assistência Social
1-fevereiro-2026 960
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS