Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Nacional

MEC vai proibir curso de Enfermagem em EAD; apenas 100% presenciais com nova regra

Por Jornal A Bigorna 16/03/2025 20:30:00 928
MEC vai proibir curso de Enfermagem em EAD; apenas 100% presenciais com nova regra

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o curso de Enfermagem é um dos que não devem mais ser autorizado a ter aulas a distância nas novas normas que serão divulgadas pelo governo federal para o setor. “A área da saúde, por exemplo, Enfermagem, quando chegamos ao ministério, 40% das matriculas que estavam sendo autorizadas eram a distância. Nós suspendemos isso e com certeza essa vai ser uma das áreas que vamos garantir 100%”, afirmou, durante o evento Educação Já, promovido pelo Todos pela Educação, nesta quinta-feira, 13, na Bienal do Ibirapuera, zona sul de São Paulo.

Nesta semana o Ministério da Educação (MEC) prorrogou por mais um mês a proibição da criação de novos cursos e vagas em educação a distância no ensino superior privado. O prazo anterior terminava nesta segunda-feira, 10, e havia sido estabelecido em junho do ano passado. Nesse período, o governo federal prometia entregar um novo marco regulatório para a educação a distância (EAD) no País, o que também não saiu.

Agora, portaria publicada no Diário Oficial da União afirma que os prazos ficam prorrogados até dia 10 de abril “ou até a publicação da regulamentação do Novo Marco Regulatório” - ou seja, deixa a situação indefinida.

Segundo o ministro, essa publicação, por meio de decreto, deve sair “nos próximos dias”. “Está passando por avaliação da Casa Civil, conversei com o presidente e deverá nos próximos dias ser assinado e publicado”, disse Camilo.

O Brasil tem hoje 193.235 estudantes de Enfermagem em cursos EAD. A área está entre as dez com mais alunos nessa modalidade não presencial, que inclui ainda Pedagogia, Administração e Sistemas de Informação.

Desde o início da sua gestão da pasta, em janeiro de 2023, Santana, indicou que faria mudanças no setor, em meio a críticas quanto à qualidade do cursos e a facilidade para abertura de novos polos de EAD, autorizada pelo governo federal a partir de 2018. Especialistas, mesmo os que defendem a EAD, também concordam que o mercado estava desregulado.

Além disso, o EAD é dominado no País pelos grandes grupos de ensino superior privado, que têm tentado influenciar o governo para medidas que não prejudiquem o setor. Nove instituições têm 67% dos 4,1 milhões de alunos em graduação a distância no País.(Do Globo)

Nacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
Polícia Civil prende homem de 55 anos por estupro de vulnerável em Avaré
17-maio-2026 223
Avaré
Avaré se une ao Governo de SP no fortalecimento da rede de proteção às mulheres
17-maio-2026 210
Avaré
Restaurante Municipal “Prato do Povo” comemora terceiro aniversário
17-maio-2026 216
Caso de Polícia - SP
Policial civil morto pela Rota foi “injusto” ao apontar arma, diz Corregedoria da PM
17-maio-2026 488
Saúde
Debate sobre TEA expõe tensão entre autistas nível 1 e pais dos casos severos
17-maio-2026 168
Avaré
conte lopes, recebe título de cidadão avareense nesta quinta (21)
17-maio-2026 1090
Editorial
A direita diante de seu veneno
17-maio-2026 381
Avaré
Detonautas é atração neste sábado, 16, no 3º Avaré Rock Fest, que segue até domingo, 17
17-maio-2026 148
Avaré
Movimento Unidos Pela Vida acontece neste sábado em Avaré
17-maio-2026 149
Avaré
A iniciativa tem apoio do prefeito Roberto Araujo. 
17-maio-2026 146
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS