Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Saúde

Médica tem tripla infecção e  especialista de Botucatu faz alerta sobre a covid

Por Jornal A Bigorna 05/01/2022 23:00:00 3125
Médica tem tripla infecção e  especialista de Botucatu faz alerta sobre a covid

Uma médica de 49 anos, moradora de Botucatu (SP), foi diagnosticada como tendo sido infectada por três vírus respiratórios ao mesmo tempo. Com isso, a ginecologista precisou ser isolada por estar com Covid-19, influenza e resfriado.

O infectologista Alexandre Naime Barbosa, chefe do departamento de Infectologia da Unesp de Botucatu e que atendeu a médica, disse que a mulher começou a sentir os sintomas gripais no dia 19 de dezembro e o procurou no dia 21.

O diagnóstico da infecção tripla aconteceu após a realização de um exame conhecido como painel viral, um dos mais completos para investigação de síndromes respiratórias.

Segundo Naime, o exame apontou a presença do vírus da Sars-Cov-2 (causador da Covid-19), o da Influenza A (provavelmente o da H3N2) e de um adenovírus, responsável pelos resfriados comuns. O exame não inclui o sequenciamento genético para o vírus da Covid, mas o médico diz que possivelmente é a variante ômicron.

Com o diagnóstico confirmado, a médica, que teve apenas sintomas leves, foi isolada por dez dias e, no início deste ano, recebeu alta médica para retomar as suas atividades profissionais. Além disso, ninguém na casa da paciente (marido, dois filhos e a mãe idosa) foi infectado.

‘Pandemia banalizada’

Ainda de acordo com Naime, o caso de Botucatu é didático e um exemplo forte de como uma infecção dupla ou mesmo tripla pode acontecer. Em seu relato, a ginecologista admitiu uma intensa atividade social no período que antecedeu o aparecimento dos sintomas.

“Casos de infecção tripla não são uma surpresa científica, mas servem para mostrar como as pessoas estão tendo atualmente uma superexposição a vírus respiratórios, principalmente depois de um período de grande flexibilização. A população está banalizando os cuidados preventivos e, com isso, não apenas a variante ômicron, mas outros vírus se aproveitam do pouco cuidado”, explica o infectologista.

Duas semanas antes de procurar o consultório de Naime, a médica participou de um grande torneio de beach tennis, com participação de mais de 50 pessoas, depois foi a um encontro de amigas em uma adega e por fim participou de um encontro familiar durante as festas de fim de ano.

“A médica ficou chateada com o diagnóstico porque ela assumiu o desleixo. Quando passei o resultado, ela disse: ‘Nossa, como fui relaxada’. O desapontamento veio porque, mesmo sendo médica e teoricamente estando mais exposta, ela não havia pegado Covid até então”, disse o infectologista.

Alexandre Naime destacou que o caso serviu ainda para mostrar não só a importância de manutenção das prevenções sanitárias, especialmente num momento de avanço de uma variante altamente transmissível, como a ômicron, mas principalmente a eficiência da vacinação, que impede a evolução das infecções para internações e óbitos.(Do G-1)

Saúde

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
JOGO DO BRASIL: Expediente nas repartições municipais será até o meio dia na segunda feira, 29
27-junho-2026 190
Avaré
Obras contra enchentes avançam na região central de Avaré
27-junho-2026 257
Avaré
Estudantes de escola municipal visitam museu e Memorial Djanira
27-junho-2026 122
Avaré
Coral Municipal de Avaré apresenta concerto de Músicas Sacras (Dia 28)
27-junho-2026 210
Nacional
A onipresença das bets tem de acabar
27-junho-2026 177
Caso de Polícia - SP
PM apreende mais de mil porções de drogas e armas em Cerqueira César; homem é preso
27-junho-2026 1626
Caso de Polícia - SP
Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal cumprem mandados e apreendem arma, drogas e celulares em Paranapanema
27-junho-2026 1421
Avaré
Ações da Polícia Civil no Junho Violeta reforçam proteção à população idosa 
27-junho-2026 1519
Caso de Polícia - SP
Idoso sofre mal súbito e morre após ser feito refém durante assalto em casa no interior de SP
27-junho-2026 2008
Acidente
Acidente entre carreta e caminhão deixa motorista gravemente ferido na Castello Branco
27-junho-2026 2057
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS