Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Internacional

Meta está construindo rede social descentralizada para competir com Twitter

Por Jornal A Bigorna 16/03/2023 15:30:00 745
Meta está construindo rede social descentralizada para competir com Twitter

A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, está desenvolvendo uma rede social baseada em textos para competir com o Twitter. O aplicativo, que ainda está em fase embrionária, foi apelidado de P92, e será liderado por Adam Mosseri, hoje chefe do Instagram. A informação foi publicada pelo site Money Control e pela newsletter Platformer, e depois confirmada pela Meta.

É uma mudança substancial para a Meta em muitos aspectos. Primeiro, apesar de o Facebook, em seu início, ter sido baseado em textos, o investimento maciço da empresa nos últimos anos foi em vídeos (para não falar na malfadada aventura no metaverso), principalmente após o boom do TikTok.

Segundo, e mais importante, será uma rede social descentralizada, algo inédito no portfólio da Meta —Facebook e Instagram sempre foram centralizadas. Uma plataforma descentralizada possui diversos servidores, criados e gerenciados por usuários voluntários, que definem as próprias regras de moderação de conteúdo. A matriz estabelece apenas regras básicas, como a proibição de discurso de ódio. O exemplo mais bem acabado é o Reddit. E o mais recente é o Mastodon.

Terceiro, ela quer pegar carona em uma possível derrocada do Twitter de Elon Musk. Desde que o dono da Tesla e da SpaceX pagou US$ 44 bilhões (R$ 228 bilhões), a rede social vive dias de caos, demissões, receita em queda, recrudescimento da desinformação, áreas paralisadas por falta de funcionários e servidores fora do ar.

A vida do usuário se tornou mais difícil (será preciso ser assinante para ter verificação em duas etapas via SMS, por exemplo, uma medida de segurança básica). E o lucro projetado com o Twitter Blue, o sistema de assinaturas, está abaixo do esperado. Por enquanto são apenas 300 mil pagantes em todo o mundo.

Apesar de a Meta ter anunciado esta semana mais uma demissão em massa, se existe uma empresa com condições de colocar isso em pé com sucesso, esta empresa é a Meta e seus mais de 2 bilhões de usuários diários ativos, algo que só ela possui. Até por isso o P92 permitirá o login com as credenciais do Instagram.

Não significa que será um sucesso. Primeiro porque inúmeros projetos da divisão de experimentação de novos produtos da Meta fracassam. Mesmo que saia da versão beta e seja lançado, ainda não existe um modelo de monetização eficiente nas plataformas descentralizadas, ao contrário do Instagram e Facebook, cujos anunciantes jorram dinheiro.

Mas é um movimento interessante não só pela descentralização, mas pela desfragmentação das redes que está acontecendo atualmente (TikTok, Kwai, Hello, Koo, Mastodon, Telegram, a todo instante surge uma nova plataforma).(Da Folha de SP)

Internacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
PM prende homem em flagrante após disparos de carabina contra casas em Avaré
31-maro-2026 441
Justiça ⚖
SAP ainda não fechou balanço de presos que não retornaram da “saidinha” de março em 2026; Avaré ainda não teve dados contabilizados
31-maro-2026 289
Acidente
Motorista é socorrido com fratura grave após capotar carro em rodovia de Piraju
31-maro-2026 183
Caso de Polícia - SP
Coronel preso pela morte da PM Gisele teve só uma punição em quatro casos de assédio contra mulheres
31-maro-2026 206
Palanque do Zé
Palanque do Zé #399 – Minha visita à ALESP
31-maro-2026 343
Liturgia do André Guazzelli
Liturgia do André # 59— Lula está tonto e o blefe da elite judiciária – pitacos de Elio Gaspari
31-maro-2026 152
Artigo
2 de Abril: conscientizar é mais do que lembrar, é agir
31-maro-2026 1175
Crônica
CURIOSIDADE MATA
31-maro-2026 199
Artigo
A fragilidade dos vínculos na contemporaneidade
31-maro-2026 173
Avaré
Aumento de descarte irregular acende alerta em Avaré e reforça necessidade de conscientização
31-maro-2026 280
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS