Por André Guazzelli - No tempo da Idade Média, a Igreja em seu papel secular era um dos braços de quase todos os governos, exceto em algumas regiões onde existiam raças como o dos otomanos, vikings, etc.
Com tanto poder e investidura nas mãos, os Papas era quase governantes das regiões onde imperava o cristianismo. Graças a isso a Igreja (instituição) conseguia terrenos nos melhores pontos, e erigia as maiores igrejas da época.
Isso se perpetuou por muitos séculos. Entretanto, com o advento da modernidade e pós-modernidade, o poder da Igreja se reduziu a apenas conduzir seu rebanho, e perdeu o apoio que tinha em governar.
Na contramão do hoje, o Papa Jorge Bergoglio, um dos Papas mais memoráveis da atualidade, que prega o desapego aos bens materiais dos religiosos, não tem tido muito avanço neste quesito (desapego a bens materiais) - muitas igrejas não têm sequer sentindo as palavras do Papa.
Muitos cardeais, bispos, dentre outros ainda vivem em mansões suntuosas e tem vidas abastadas, diferentemente dos plebeus e fieis, que tem que labutar muito para terem o pouco que possuem.
Em Avaré, algumas igrejas ainda teimam em fazer do terreno que lhes foi cedido (que era do povo) como instrumentos para angariar dinheiro, ou seja, a Igreja é mais capitalista que o próprio capitalista.
Nesta semana a Igreja de São Benedito cercou toda a praça e voltou a cobrar estacionamento no local, terceirizando serviços.
Pasmem, o dono do estacionamento foi até oferecer serviços de vagas para os donos de estabelecimentos comerciais da redondeza.
Contudo e infelizmente, isso não é tudo. Enquanto o padre conversava sobre negócios e dinheiro com o tal empresário, ele não viu que logo à frente de sua Igreja havia uma senhora pobre estava revirando uma lata de lixo, por não ter o que comer em sua casa.
Enfim, Jesus Cristo nunca fundou Igreja alguma. Ele era um missionário, um espírito evoluído que veio até aqui para ensinar ao homem como amar, e não como angariar dinheiro. Jesus dormia com os pobres, com leprosos, em casas de pessoas que o acolhiam, e nunca disse a nenhum de seus discípulos: “vamos erguer uma igreja”.
Por fim, num mundo em que tudo gira em torno do dinheiro e ter é mais do que ser, não se espera muito de alguns padres, os quais preferem buscar dinheiro do que ajudar aos mais necessitados. Hoje – infelizmente – o dinheiro vale mais que a fé.
André Guazzelli é jornalista.













