Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Palanque do Zé

Palanque do Zé #246 – A Represa de Jurumirim

Por Jornal A Bigorna 24/04/2023 10:40:00 776
Palanque do Zé #246 – A Represa de Jurumirim

Nesse final de semana prolongado, tive a possibilidade de ficar hospedado às margens da Represa de Jurumirim.

A Represa, apesar de ser – obviamente – artificial, hoje é certamente o principal ponto turístico das cidades por ela banhadas, em razão de sua beleza “natural”.

Fundada em 1956, sua atual proprietária é a multinacional chinesa China Three Gorges Corporation (CTG), por meio de sua subsidiária, a CTG Brasil.

Tem capacidade de 98.000 kW, por meio de duas turbinas, a partir de um desnível de 30,9 metros. Seu reservatório inunda uma área de até 449 Km², abrangendo as cidades de Piraju, Cerqueira César, Arandu, Avaré, Itaí, Taquarituba, Tejupá, Itatinga, Paranapanema e Angatuba.

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o lago da Usina Hidrelétrica de Jurumirim é capaz de armazenar 2% do volume represável pelos reservatórios do Sistema Sudeste/Centro Oeste, o que representa 34,42% do armazenamento de água do sub-sistema do Rio Paranapanema.

O nome “Jurumirim” vem do tupi e significa “foz pequena”.

A bacia hidrográfica da Represa conta com uma área de 17.800 km², e tem cerca de cem quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura.

Seu reservatório tem área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.

A geração de energia elétrica é a principal finalidade do sistema, mas sua missão secundária é o fornecimento de água para as demais usinas do rio Paranapanema, que são na ordem em direção ao rio Paraná: Chavantes, Salto Grande, Canoas II, Canoas I, Capivara, Taquaruçu e Rosana.

Todas as usinas supramencionadas são geridas também pela CTG Brasil.

 

--- -- ---

Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar do grupo do Palanque do Zé no Telegram. Lá você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão! 

 

Para participar, basta baixar o Telegram na sua loja de aplicativos e clicar no link: https://t.me/palanquedoze

 

--- -- ---

Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.

 

Palanque do Zé

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Artigo
NÃO existe Autismo LEVE
2-janeiro-2026 565
Palanque do Zé
Palanque do Zé #391 – A legítima defesa não permite fórmulas simples
2-janeiro-2026 86
Crônica
NESTA CHUVA, AQUELAS
2-janeiro-2026 100
Artigo
ICE OUT:  Breve reflexão
2-janeiro-2026 115
Caso de Polícia - SP
Após três anos foragido, suspeito de matar e enterrar filha no quintal de casa é preso enquanto pescava no interior de SP
2-janeiro-2026 215
Avaré
Idoso é preso suspeito de assediar crianças por alambrado em Avaré; ele é vizinho da criança
2-fevereiro-2026 2485
Avaré
 Homem é preso em flagrante por furto no centro Avaré
2-fevereiro-2026 2514
Brasil: Polícia
Cão Orelha: carta comovente é encontrada em casinha e emociona a web
2-fevereiro-2026 169
Justiça ⚖
Avareense “Beto Louco”e “Primo” negociam delação com Promotoria e “derrubar metade do Congresso”
2-fevereiro-2026 6964
Brasil: Polícia
Morte do cão Orelha: adolescentes suspeitos retornam dos EUA e têm celulares e roupas apreendidos no aeroporto
2-fevereiro-2026 1653
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS