Olá queridos leitores, nesse tempo de pandemia nosso stress aumenta de todos os jeitos, e a tensão muscular e a nossa ansiedade, nem se fale, chegamos no nosso limite. Separei algumas informações bem bacanas hoje. Confira!
Sentir frequentes sentimentos negativos, como medo, apreensão e pânico, acabam afetando a saúde do corpo físico. Os músculos ficam tensionados, prontos para reagir a uma ameaça, porque a pessoa ansiosa transmite essa mensagem ao cérebro ao sentir medo sem motivo aparente.
A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde.
Quais são os sintomas físicos do estresse?
- Acne. A acne é um dos sintomas físicos do estresse mais visíveis e fáceis de observar
- Dores de cabeça
- Dores crônicas
- Alergia e problemas de pele
- Ficar doente ou gripado frequentemente
- Diminuição da energia e insônia
- Alterações na libido
- Problemas digestivos.
Dentre todos os sintomas, veja os alimentos que ajudam na digestão:
- Fibras. As fibras participam indiretamente da digestão, estimulando o trânsito intestinal e levando embora algumas toxinas.
- Banana. Rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, a banana acalma o estômago e ajuda na digestão.
- Mamão.
- Ameixa.
- Gengibre.
- Iogurtes Probióticos.
Baseado na alimentação, confira agora uma receitinha básica para eliminarmos esse problema digestivo e um dos sintomas físicos desse stress. Vale a pena conferir.
Pão de Fibras
Ingredientes (para as medidas abaixo use copo medidor de 200ml):
- 2/3 de copo de água em temperatura ambiente;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 1 colher (sobremesa) de sal;
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina amolecida;
- De 2 a 3 copos de farinha de trigo comum;
- 1/3 copo de farelo de trigo;
- 1/3 copo de aveia;
- 2 colheres (sopa) de linhaça;
- 1 colher (sopa) de fermento seco granulado (próprio para pães).
Preparo:
Misture todos os ingredientes e vá adicionando a farinha aos poucos até que a massa desgrude das mãos e vire uma bola uniforme. Essa massa tem que sovar por uns 5 minutos galera (ai que fadiga!). Sovar é fazer aquele movimento em que você puxa a massa em sua direção com os dedos e empurra com a palma da mão.
Deixe descansar, em uma vasilha, de preferência em local abafado e sem vento (dentro do forno desligado ou micro-ondas) por cerca de 1 hora e 1/2, ou até dobrar de volume (esse tempo pode varia dependendo da temperatura ambiente). Quando a massa estiver bem crescida, dê uns murros (uns 4) de leve para sair o ar. Ela vai murchar.
Modele os pães no formato que preferir (eu coloquei na forma de bolo inglês) e deixe crescer mais 1/2 hora.
Leve ao forno preaquecido em 180º (no meu que é fraco eu coloco em 200º) por cerca de 40 minutos ou até que fique bem assado. Lembrando que cada forno tem suas peculiaridades e o tempo pode variar.
Eu amo esse pão! A casca fica crocante e dentro fica MUITO macio!
Magalli deseja uma excelente semana, até mais!