Por Assis Châteaubriant – Tenho estado fora uns dias, por motivo de saúde. Mas como sou teimoso, não consigo ficar ser estar observando a administração do atual prefeito. É o vício do jornalista, mesmo que velho e decrépito.
Quero primeiramente, parabenizar o prefeito pelas contas aprovadas de 2011, com louvor. Isso é fato, que acho muito bom, mas, que, analisando friamente, o prefeito não fez mais que sua obrigação.
Como pessoa, Poio Novaes é uma pessoa singela e simples, e admiro seus gestos posições como pessoa humana, mesmo porque, eticamente, eu tenho por conceito, que não tenho o direito de entrar na seara de sua vida pessoal.
Como político, teima em continuar a acreditar em coisas que estão dando errado em sua administração desde o início. Não digo que Poio tenha que ser perfeito, e como afirmava o Grande Mestre da Vida – Jesus- não há noite sem tempestades, jornadas sem obstáculos ou risos sem lágrimas. Os obstáculos vão aparecer a todo dia, a toda hora.
Por exemplo, a UPA ao lado do fatídico Pronto-Socorro, nem foi inaugurado e já têm problemas de estrutura. Culpa de quem? Da empreiteira e da má-fiscalização do seu secretário Poio e sua também, que mantêm um incompetente na gestão pública.
Outro lado que pesa, é sua teimosia em gerir mal a saúde, no quesito de falta de medicamentos e leite, o bendito leite, que tem sido matéria nos jornais, críticas da população pobre e até mesmo dos vereadores de sua base.
Admiro seu caráter administrativo até certo ponto, como as contas aprovadas, mas isso só não basta. Como diz FHC, governar e eleger prioridades, e suas prioridades prefeito, quais são?
Sinceramente, eu, um mero escritor, não consigo avistar um horizonte, em que possa dizer, ah, sim, neste ano as prioridades são muito boas, mesmo porque o prefeito não tem.
Em final de mandato, os problemas serão astronômicos, os investimentos dos governos vão escassear, e Poio terá que ter muita habilidade para, pelo menos inaugurar as obras que recebeu do governo anterior, e manter o melhor possível à qualidade da infraestrutura na cidade, como limpezas, fiscalização, obras e ruas.
Se não conseguir alavancar mais seu governo e apresentar soluções para problemas que hoje entopem o governo de críticas, Poio estará dando a eleição de bandeja para quem quiser concorrer contra ele em 2016.
Chatô – é escritor.













