Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Brasil: Polícia

PCC: da prisão, policiais civis faziam videochamadas para comparsas

Por Jornal A Bigorna 04/02/2025 00:30:00 838
PCC: da prisão, policiais civis faziam videochamadas para comparsas

Dois policiais civis suspeitos de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e detidos preventivamente no presídio da corporação em São Paulo foram alvo, nesta terça-feira (4/2), de uma operação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Corregedoria da Polícia Civil.

De acordo com as investigações, os dois policiais civis – os investigadores Valdenir Paulo de Almeida, o “Xixo” (à esquerda na imagem), e Valmir Pinheiro, o “Bolsonaro” (à direita) – usavam celulares introduzidos ilegalmente dentro do presídio para contatar parceiros por meio de videochamadas e pressioná-los a omitir informações a seu respeito em depoimento.

Os policiais foram indiciados na Operação Face Off, em setembro do ano passado, por crimes contra a administração pública, usura, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo o MPSP, eles teriam recebido cerca de R$ 800 mil em propina para arquivar investigação de tráfico.

A Operação Video Vocacionis, que acontece nesta terça-feira, teve por objetivo apreender os aparelhos celulares utilizados pelos policiais. A corporação alega que os celulares foram introduzidos no presídio com ajuda de dois familiares dos suspeitos.

Ainda nesta terça, foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra o delegado Alberto Pereira Matheus Jr., investigado por envolvimento em esquema de corrupção que teria relação com a morte de Vinícius Gritzbach, o delator do PCC.

O delegado alcançou a classe especial, um dos mais altos níveis hierárquicos da Polícia Civil e é chefe da seccional de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Antes de assumir o cargo, ele ocupou postos no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e no Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc), trabalhando em diversos casos que envolviam o crime organizado.

O nome do delegado surgiu nas investigações por meio de um dos policiais militares presos por extorquir o delator do PCC. De acordo com apuração do Metrópoles, foi descoberto um Pix para a esposa e para o filho de Alberto Pereira Matheus Junior no telefone de um dos PMs presos.

Para executar os três mandados de busca e apreensão, a corporação mobiliza um efetivo de mais de 80 agentes. A denominação da operação, Video Vocacionis, faz referência à expressão videochamada em latim, já que foi dessa forma que os policiais presos contataram seu interlocutor.(Do Metrópoles)

Brasil: Polícia

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Artigo
NÃO existe Autismo LEVE
2-janeiro-2026 548
Palanque do Zé
Palanque do Zé #391 – A legítima defesa não permite fórmulas simples
2-janeiro-2026 78
Crônica
NESTA CHUVA, AQUELAS
2-janeiro-2026 84
Artigo
ICE OUT:  Breve reflexão
2-janeiro-2026 109
Caso de Polícia - SP
Após três anos foragido, suspeito de matar e enterrar filha no quintal de casa é preso enquanto pescava no interior de SP
2-janeiro-2026 184
Avaré
Idoso é preso suspeito de assediar crianças por alambrado em Avaré; ele é vizinho da criança
2-fevereiro-2026 2469
Avaré
 Homem é preso em flagrante por furto no centro Avaré
2-fevereiro-2026 2499
Brasil: Polícia
Cão Orelha: carta comovente é encontrada em casinha e emociona a web
2-fevereiro-2026 163
Justiça ⚖
Avareense “Beto Louco”e “Primo” negociam delação com Promotoria e “derrubar metade do Congresso”
2-fevereiro-2026 6944
Brasil: Polícia
Morte do cão Orelha: adolescentes suspeitos retornam dos EUA e têm celulares e roupas apreendidos no aeroporto
2-fevereiro-2026 1643
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS