Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Nacional

Percentual de jovens que não trabalham nem estudam cai a 18,5% e atinge 8,9 milhões no Brasil

Por Jornal A Bigorna 13/06/2025 06:50:00 893
Percentual de jovens que não trabalham nem estudam cai a 18,5% e atinge 8,9 milhões no Brasil

 

O Brasil teve queda na proporção de jovens que não trabalham e não estudam, nem se qualificam profissionalmente, apontam dados divulgados nesta sexta (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essa parcela da população de 15 a 29 anos recuou de 19,8% em 2023 para 18,5% em 2024. O patamar mais recente é o menor da série histórica do instituto, que passou por atualização em 2019.

O indicador nunca havia ficado abaixo de 19% antes de 2024. O IBGE associou a redução ao mercado de trabalho, que mostrou desempenho positivo no ano passado.

Os dados integram um módulo de educação da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

No início da série, em 2019, o percentual de jovens afastados do trabalho e dos estudos ou de qualificação profissional era de 22,4%, baixando a 20% em 2022. O IBGE não levantou informações em 2020 e 2021 devido às restrições da pandemia.

Em termos absolutos, a população de 15 a 29 anos que não trabalhava, não estudava e não se qualificava diminuiu de 9,6 milhões em 2023 para 8,9 milhões em 2024.

O número do ano passado é similar à população inteira do Pará estimada na Pnad (quase 9 milhões). O estado é o nono mais populoso do país.

O jovem que não trabalha nem estuda é muitas vezes chamado de "nem-nem" em pesquisas sobre o tema. O IBGE, contudo, evita o uso dessa expressão. Há quem considere o termo depreciativo.

Na passagem de 2023 para 2024, o outro grupo da população de 15 a 29 anos que encolheu foi aquele que não estava ocupado com trabalho e frequentava escola ou qualificação profissional. Essa proporção recuou de 25,5% para 25,3% (de 12,4 milhões para 12,1 milhões).

Por outro lado, houve alta no grupo de 15 a 29 anos que estava ocupado com trabalho e estudava ou se qualificava. A parcela subiu de 15,3% para 16,4% (de 7,4 milhões para 7,9 milhões).

O outro grupo que ganhou participação foi aquele que estava trabalhando e não estava estudando ou se qualificando. A proporção aumentou de 39,4% em 2023 para 39,9% em 2024 (de 19,1 milhões para 19,2 milhões). (Da Folha de SP)

 

Nacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Avaré fortalece o planejamento, amplia parcerias e busca novas oportunidades para impulsionar o turismo e a economia local
7-janeiro-2026 147
Avaré
Reunião fortalece integração entre Polícia Civil e instituições parceiras no combate aos maus-tratos contra animais
7-janeiro-2026 134
Avaré
Curso gratuito de panificação está com inscrições abertas em Avaré
7-janeiro-2026 103
Internacional
Grupo ultratradicionalista desafia Vaticano e ordena quatro bispos sem aval do papa Leão 14
7-janeiro-2026 73
Política Nacional
Aliados de Flávio veem blefe em possível saída de Michelle da disputa ao Senado
7-janeiro-2026 129
Política Nacional
Michelle Bolsonaro deixa presidência do PL Mulher
1-julho-2026 915
Avaré
ACIA realiza o segundo sorteio da campanha “A Sorte na Palma da Sua Mão 2026”
1-julho-2026 590
Avaré
SEC realiza “Segundo Sorteio Mensal da Campanha Comerciário Premiado 2026”
1-julho-2026 1288
Avaré
Pedágios de cidades do interior de SP terão reajuste no valor a partir desta quarta-feira; veja lista
1-julho-2026 1546
Avaré
Restaurante Popular de Avaré realizou "Arraiá do Prato do Povo"
1-julho-2026 1397
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS