Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Projeto propõe pena máxima de 40 anos e federalização de casos de milícias

Por Jornal A Bigorna 09/05/2018 02:53:00 816
Projeto propõe pena máxima de 40 anos e federalização de casos de milícias

Novo CPP

Um anteprojeto de lei apresentado nesta terça-feira, 8, ao Congresso propõe uma série de mudanças no Código de Processo Penal, entre elas o aumento da pena máxima de 30 para 40 anos e a federalização de dois crimes – milícias e tráfico de armas de uso restrito e proibido. Resultado do trabalho de uma comissão de juristas, o texto prevê a criação de varas colegiadas para analisar casos de crime organizado e destina parte dos recursos repassados pela Receita Federal ao Sistema S, composto por nove entidades privadas, como Sesi e Senac, ao Fundo Nacional de Segurança Pública.

Uma comissão mista com deputados e senadores será criada nos próximos dias para apreciar a matéria. A expectativa é que o texto seja aprovado ainda no primeiro semestre deste ano na Câmara e, depois, no Senado.

O texto foi entregue pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunicio Oliveira (MDB-CE). “Estamos adequando a evolução... Não só da criminalidade, como a evolução etária dos brasileiros”, disse Moraes, que presidiu desde o ano passado a comissão de juristas.

Caso seja aprovada a proposta, passará a ser competência da Justiça Federal os crimes praticados por milícias e de porte ou uso de armas proibidas. “Não há como as Justiças estaduais e as próprias polícias civis terem conhecimento das rotas das armas. A Justiça federal vai ter condição melhor de atuar", disse Moraes. O uso de armas legalizadas, mesmo que de forma ilegal, continua na esfera estadual. Outra proposta de Moraes é que crimes praticados por milícia também sejam passíveis de condenação por atos preparatórios, da mesma forma como foi proposto inicialmente na Lei antiterrorismo.

Ainda de acordo com a proposta, crimes praticados com armas de uso restrito ou proibido, como fuzis e metralhadoras, passarão a ser considerados crimes hediondos, com pena de 12 a 30 anos de prisão. "Isso dá uma diferença importantíssima porque precisamos estancar aluguel de armas proibidas que vem ocorrendo por facções criminosas", disse Moraes. Ele admitiu que apenas a alteração legal não vai impedir a prática dos crimes, mas o aumento da pena pode inibir. Além disso, ele propõe para o combate direto ao tráfico de armas, nos casos de armas proibidas ou restritas, o cumprimento de pelo menos metade da pena em regime fechado.

Especializadas

 Já as varas colegiadas seriam criadas no País para julgar criminalidade organizada. O objetivo é que grupos compostos por cinco juízes analisem casos de organizações criminosas, tráfico de drogas e armas e crimes envolvendo milícias.  Hoje, as decisões são monocráticas. Moraes defendeu que criação das varas colegiadas será possível porque também serão permitidos, caso a proposta seja aprovada, acordos para crimes praticados sem violência ou grave ameaça, o que daria mais tempo para a Justiça focar no combate ao crime organizado. Com este tipo de acordo, ele avalia que será possível eliminar pelo menos 75% das ações penais no Brasil.

A ideia é que haja uma espécie de transação penal, prevista na Lei dos Juizados Especiais (Lei 9.099), para crimes com menor potencial ofensivo. Desta forma, réus primários poderiam ter seus processos suspensos na audiência, desde que se declarem culpados e aceitem cumprir uma pena de prestação de serviços à comunidade, como arrumar uma escola ou pintar um hospital público, por exemplo.

Internet

Pelo anteprojeto, fica permitida a infiltração de agentes de polícia na internet, redes sociais e aplicativos de comunicação, como Facebook e Whatsapp. Um dos artigos do texto diz que as infiltrações seriam permitidas por seis meses, mas este período pode ser ampliado se houver justificativa. Ao terminar o prazo, deverá ser apresentado relatório ao juiz competente e Ministério Público.

Outro trecho diz que "as empresas provedoras de serviços de internet, redes sociais e de aplicativos de comunicação deverão ter sede ou representação no território nacional, e atenderão às requisições que lhes forem dirigidas nos termos desta lei, sob pena de desobediência".

Ao apresentar o artigo, Moraes disse que, no Brasil, este tipo de atuação da polícia ocorre de maneira extremada, "oito ou 80", pois ora a Justiça não consegue prosseguir a investigação de maneira alguma, ora são tomadas decisões judicias que bloqueiam do funcionamento de aplicativos em todo o País.

Pelo anteprojeto, as empresas teriam que fornecer informações como dados cadastrais dos usuários, como informações referentes a nome e endereço de assinante ou de usuário registrado ou autenticado para a conexão a quem endereço de IP. O texto sugere que será admitida a infiltração se houver indícios de infração penal e se a prova não puder ser produzida por outros meios disponíveis.

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Avaré fortalece o planejamento, amplia parcerias e busca novas oportunidades para impulsionar o turismo e a economia local
7-janeiro-2026 1772
Avaré
Reunião fortalece integração entre Polícia Civil e instituições parceiras no combate aos maus-tratos contra animais
7-janeiro-2026 1554
Avaré
Curso gratuito de panificação está com inscrições abertas em Avaré
7-janeiro-2026 786
Internacional
Grupo ultratradicionalista desafia Vaticano e ordena quatro bispos sem aval do papa Leão 14
7-janeiro-2026 978
Política Nacional
Aliados de Flávio veem blefe em possível saída de Michelle da disputa ao Senado
7-janeiro-2026 166
Política Nacional
Michelle Bolsonaro deixa presidência do PL Mulher
2-julho-2026 926
Avaré
ACIA realiza o segundo sorteio da campanha “A Sorte na Palma da Sua Mão 2026”
2-julho-2026 607
Avaré
SEC realiza “Segundo Sorteio Mensal da Campanha Comerciário Premiado 2026”
2-julho-2026 1326
Avaré
Pedágios de cidades do interior de SP terão reajuste no valor a partir desta quarta-feira; veja lista
2-julho-2026 1565
Avaré
Restaurante Popular de Avaré realizou "Arraiá do Prato do Povo"
2-julho-2026 1414
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS