Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Proposta do deputado Júnior Bozzella (PSL) amplia penalidade máxima de 1 para 5 anos

Por Jornal A Bigorna 18/06/2019 15:20:00 1216
Proposta do deputado Júnior Bozzella (PSL) amplia penalidade máxima de 1 para 5 anos

Política

Tramita na Câmara Federal projeto de lei que pretende ampliar a punição a quem comete maus-tratos contra animais. A autoria do projeto é do deputado federal Júnior Bozzella (PSL-SP), a propositura aumenta a penalidade para um a cinco anos de prisão, além de multa. Atualmente, o artigo 32 da Lei 9.605/98 estabelece reclusão de quatro meses a um ano.

O texto ainda elenca 21 casos em que se configura a aplicação da lei. Entre eles, estão "praticar ato de abuso ou crueldade contra qualquer animal", "manter animais em lugares anti-higiênicos que lhes prejudiquem a respiração, a movimentação e o descanso", "bater, ferir ou mutilar voluntariamente qualquer parte do corpo do animal" e "abandonar animal ferido, doente, com fome, sem assistência veterinária, tendo como prover".

Segundo o deputado Bozzella, a propositura vem no sentido de reforçar a proteção, por meio de lei, à vida animal, aumentando a pena e especificando as formas de maus-tratos.

O projeto também determina que os animais só poderão ser submetidos a operações cirúrgicas quando em seu benefício, quando necessárias à defesa do homem ou no interesse da pesquisa científica, desde que não causem sofrimento ao animal, e que apenas animais domésticos poderão ser submetidos a castração.

“Estamos em defesa daqueles que não têm voz, que são indefesos. Os animais têm sido continuamente maltratados, mas as penas são as mais brandas possíveis. Por isso, propomos a alteração na Lei supracitada, com pena que vai de um a cinco anos de detenção e multa, mantendo o aumento da pena em um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal. O que queremos é a possibilidade real de prisão para quem cometer esse tipo de crime, para combater a barbárie contra os animais”, disse o deputado.

A propositura foi apresentada na última semana e ainda necessita tramitar dentro das comissões internas, antes de seguir para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Sincomerciários de Avaré promove 1ª Roda de Conversa sobre Autismo (TEA) aberta à comunidade
4-outubro-2026 110
Avaré
Procuradoria-Geral do Município se manifesta sobre legalidade da contribuição de iluminação pública
4-outubro-2026 110
Avaré
Conquista histórica do Governo Roberto Araujo projeta Avaré como referência nacional com centros inéditos do SENAR
4-outubro-2026 465
Avaré
Trabalho humanizado da primeira-dama Érika Araujo deixa marcas de afeto nas comunidades de Avaré
4-outubro-2026 276
Caso de Polícia - SP
Jovem é encontrado morto com marcas de facadas no pescoço em Avaré
4-outubro-2026 302
Justiça ⚖
Beto Louco entrega proposta de delação e denuncia magistrados na Carbono Oculto
4-outubro-2026 228
Brasil: Polícia
Investigação aponta mais de mil postos de combustíveis ligados a Beto Louco e Primo, alvos da Carbono Oculto
4-outubro-2026 441
Brasil: Polícia
Procurações ligam fornecedora de insulina do SUS a rede criminosa de investigados por elo com PCC
4-outubro-2026 170
Justiça ⚖
Exército prende militares condenados por trama golpista após ordem de Moraes
4-outubro-2026 135
Caso de Polícia - SP
Taxista é preso por tráfico de drogas em Itaí durante ação da Polícia Civil
4-outubro-2026 149
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS