Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Sem Coordenadoria Geral do Município, recadastramento da prefeitura é nulo, afirma Sindicato

Por Jornal A Bigorna 09/05/2018 15:49:00 1153
Sem Coordenadoria Geral do Município, recadastramento da prefeitura é nulo, afirma Sindicato

Sindicato - Avaré

Nas últimas semanas, um dos assuntos mais comentados entre os servidores municipais foi a determinação, dada pela Prefeitura de Avaré, de um recadastramento geral dos trabalhadores. A medida impôs a apresentação, para todos, de uma quantia significativa de documentos ao Departamento Pessoal da administração local; no entanto, o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Avaré e Região contestou a ordem do Executivo. O desacordo entre os dois lados causou, por sua vez, confusão em grande parte dos trabalhadores, que não entenderam, até o momento, qual a ilegalidade existente no processo. 

O recadastramento, conforme determinado pelo decreto, seria coordenado pela Coordenadoria Geral do Município, criada pelo então prefeito Poio Novaes por meio do Decreto 4.280 de agosto de 2015. Porém, não se sabe por quais razões, ele revogou a criação do departamento logo em seguida e, como forma de ordenar um serviço de fiscalização, editou, então, o decreto 4.392, em janeiro de 2016, definindo as funções do Departamento de Análise e Conferência (DAC), que passou a ter atribuições semelhantes da extinta controladoria.

Apesar de essa movimentação pouco convencional estar registrada nos arquivos da Prefeitura de Avaré, quando assumiu a administração da cidade, Jô Silvestre editou um decreto (nº 5.000) regulamentando os serviços da Controladoria, apesar do setor ter sido devidamente não reconstituído por nenhuma ordenação legal. “Ou seja, ele alterou algo que não existe”, disse o presidente do sindicato avareense, Leonardo do Espírito Santo. Para impedir a continuidade da ilegalidade, a entidade classista entrará, nos próximos dias, com mandado de segurança e pedido de liminar no Poder Judiciário.

 “Somos a favor da atualização do banco de dados, mas isso tem que acontecer da forma certa. Como um departamento que não existe pode se encarregar de um trabalho demorado e importante como o imaginado?”, questionou o sindicalista. “Outro ponto que já levantamos diz sobre a criação de departamentos: segundo a lei orgânica de Avaré, essas seções só podem surgir por meio de um projeto de lei devidamente analisado e aprovado pela Câmara. Mesmo se não tivesse sido revogada, a criação da controladoria estaria errada, pois foi feita por meio de um decreto” comentou Leonardo, em clara alusão à falha observada nos projetos analisados pelo departamento jurídico do sindicato.

RECADASTRAMENTO – A determinação não é uma exigência considerada ilegal, pois é realizada com constância para sanar falhas e falta de documentos nos departamentos pessoais das prefeituras de todo país. “O comum é observar o pedido de documentos faltantes, por exemplo, para funcionários específicos. Em nosso sindicato já fizemos um recadastramento similar, solicitando apenas às peças que estavam faltando em nossos arquivos. Pedir toda uma papelada apenas vai gerar mais demora no atendimento do DP aos funcionários da Prefeitura”, destacou Leonardo do Espírito Santo.

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Avaré fortalece o planejamento, amplia parcerias e busca novas oportunidades para impulsionar o turismo e a economia local
7-janeiro-2026 1772
Avaré
Reunião fortalece integração entre Polícia Civil e instituições parceiras no combate aos maus-tratos contra animais
7-janeiro-2026 1554
Avaré
Curso gratuito de panificação está com inscrições abertas em Avaré
7-janeiro-2026 786
Internacional
Grupo ultratradicionalista desafia Vaticano e ordena quatro bispos sem aval do papa Leão 14
7-janeiro-2026 978
Política Nacional
Aliados de Flávio veem blefe em possível saída de Michelle da disputa ao Senado
7-janeiro-2026 166
Política Nacional
Michelle Bolsonaro deixa presidência do PL Mulher
2-julho-2026 926
Avaré
ACIA realiza o segundo sorteio da campanha “A Sorte na Palma da Sua Mão 2026”
2-julho-2026 607
Avaré
SEC realiza “Segundo Sorteio Mensal da Campanha Comerciário Premiado 2026”
2-julho-2026 1326
Avaré
Pedágios de cidades do interior de SP terão reajuste no valor a partir desta quarta-feira; veja lista
2-julho-2026 1565
Avaré
Restaurante Popular de Avaré realizou "Arraiá do Prato do Povo"
2-julho-2026 1414
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS