Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Nacional

STF vota para extinguir direito à prisão especial para quem tem curso superior

Por Jornal A Bigorna 18/11/2022 15:00:00 841
STF vota para extinguir direito à prisão especial para quem tem curso superior

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, afirmou não há justificativa para que o grau de instrução determine o tratamento diferente de pessoas submetidas à prisão cautelar. Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou pela inconstitucionalidade do direito à prisão especial para as pessoas que têm curso superior. O benefício está previsto no Código de Processo Penal para aqueles que forem presos antes da condenação definitiva.

Moraes é relator da ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que questiona a norma. A PGR entrou com o questionamento no STF em 2015, mas o texto só chegou para ser analisado pelos ministros no Plenário Virtual nesta semana.

Segundo o ministro, a concessão do direito à prisão especial é uma “jabuticaba brasileira” e não há justificativa para que o grau de instrução determine o tratamento diferente de pessoas submetidas à prisão cautelar.

“A meu ver, a previsão do direito à prisão especial a diplomados em ensino superior não guarda nenhuma relação com qualquer objetivo constitucional, com a satisfação de interesses públicos ou à proteção de seu beneficiário frente a algum risco maior a que possa ser submetido em virtude especificamente do seu grau de escolaridade”, apontou.

Na avaliação de Moraes, a legislação beneficia aqueles que já são favorecidos socialmente, já que “obtiveram um privilégio inequívoco de acesso a uma Universidade”.

“A separação de presos provisórios por nível de instrução contribui para a perpetuação de uma inaceitável seletividade socioeconômica do sistema de justiça criminal e do Direito Penal, tratando-se de regra incompatível com o princípio da igualdade e com o próprio Estado democrático de Direito”, disse.

O julgamento começou nesta sexta-feira e os ministros têm até a próxima sexta para depositar seus votos. Além de Moraes, apenas a ministra Cármen Lúcia já votou e acompanhou o entendimento do relator.(Do Globo)

Nacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
Operação prende suspeito e apreende drogas, anabolizantes e dinheiro em Piraju
13-junho-2026 76
Caso de Polícia - SP
MORTE DE CACHORRA COM TIRO GERA COMOÇÃO EM AVARÉ; AUTOR É PRESO EM FLAGRANTE
13-junho-2026 80
Nacional
Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta sexta
6-dezembro-2026 124
Editorial
Um expurgo necessário
6-dezembro-2026 63
Nacional
Refinarias brasileiras alimentaram esquema ligado ao PCC, diz agência
6-dezembro-2026 82
Caso de Polícia - SP
Investigação sobre tráfico leva à prisão de dupla e apreensão de objetos suspeitos em Iaras
6-novembro-2026 1337
Avaré
Governo Roberto Araujo leva segurança jurídica e realiza sonho aguardado há décadas na Vila Esperança
6-novembro-2026 1039
Avaré
URE de Avaré rompe convênio com Prefeitura e abre licitação para transporte escolar; secretário alerta para duplicidade de gastos
6-novembro-2026 2189
Saúde Pública
Saúde alerta sobre vacinação após caso de febre amarela na região
6-novembro-2026 2645
Política Nacional
Alcolumbre trava tramitação da PEC do fim da 6x1 no Senado
6-novembro-2026 502
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS