Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Internacional

Vaticano excomunga seu ex-embaixador nos EUA

Por Jornal A Bigorna 05/07/2024 14:10:00 599
Vaticano excomunga seu ex-embaixador nos EUA

O Vaticano disse na sexta-feira que excomungou o arcebispo Carlo Maria Viganò , ex-embaixador da Igreja nos Estados Unidos, após considerá-lo culpado de cisma por se recusar a reconhecer a autoridade do Papa Francisco e as reformas liberais promulgadas após o Concílio Vaticano II na década de 1960.

O arcebispo Viganò emergiu como um dos críticos conservadores mais desenfreados de Francisco, chamando-o em declarações públicas de "falso profeta" e "servo de Satanás", ao mesmo tempo em que abraçava teorias da conspiração de direita e elogiava o ex-presidente Donald J. Trump .

Embora excomungado, o Arcebispo Viganò poderá manter seu título, mas não poderá celebrar missa, receber ou administrar sacramentos e ocupar cargos oficiais na hierarquia da Igreja.

Escrevendo no X , antigo Twitter, na sexta-feira, o Arcebispo Viganò publicou o texto completo da decisão contra ele pelo escritório doutrinal do Vaticano, que o alertou que ele corria o risco de outras punições, incluindo a expulsão do sacerdócio católico romano. Ele pediu que seus apoiadores se manifestassem.

A decisão citou mais de uma dúzia de casos em que o arcebispo Viganò criticou ou repudiou Francisco ou desafiou as reformas do Concílio Vaticano II, que o arcebispo descreveu recentemente em uma postagem em um site de sua fundação como um "câncer ideológico, teológico, moral e litúrgico".

Em 2015, quando era embaixador do Vaticano nos Estados Unidos, o arcebispo convidou um crítico dos direitos gays para cumprimentar o papa em Washington, desafiando a mensagem de inclusão de Francisco. Na época, o Vaticano disse que tinha sido pego de surpresa pelo arcebispo, e sua posição no Vaticano começou a se deteriorar.

Em 2018, ele escreveu uma carta de 7.000 palavras pedindo a renúncia do papa, acusando Francisco e autoridades do Vaticano antes dele de encobrir abuso sexual por um cardeal americano. As acusações bombásticas, que foram publicadas quando Francisco estava em uma missão na Irlanda emitindo desculpas dolorosas por escândalos de abuso sexual clerical, equivaleram a uma extraordinária declaração pública de guerra contra o papado de Francisco.

Desde então, o arcebispo adotou posições antivacinas e culpou as forças do “estado profundo” no Ocidente por desencadear a guerra na Ucrânia e demonizar a Rússia.

Robert Moynihan, editor de uma revista sobre o Vaticano que frequentemente comunica as opiniões do Arcebispo Viganò, disse que o arcebispo foi intimado a comparecer perante o escritório doutrinal do Vaticano em 20 de junho, mas não foi a Roma para fazê-lo. A decisão do escritório doutrinal afirma que o Arcebispo Viganò foi informado de que tinha até 28 de junho para responder ou uma decisão seria tomada em sua ausência.

Em 28 de junho, o arcebispo publicou uma declaração no site de sua fundação dizendo que não reconhecia a autoridade do tribunal “que afirma me julgar, nem de seu Prefeito, nem de quem o nomeou”.

Ele atacou novamente o que chamou de mudanças liberais na igreja e acusou o papa de cometer um “crime contra a humanidade” ao promover vacinas. Ele também condenou o que chamou de “adesão do papa à fraude climática” e a concepção de Francisco de uma igreja que era “imigracionista, ecossustentável e gay-friendly”.

De acordo com a decisão do Vaticano, o advogado nomeado pelo tribunal para o Arcebispo Viganò argumentou que o arcebispo havia acumulado uma “boa reputação” ao longo das décadas por seu trabalho como alto funcionário do Vaticano e, depois, como embaixador do Vaticano nos Estados Unidos.

O Vaticano emprega excomunhões como um meio de persuadir o transgressor a se reconciliar com a igreja. O advogado do arcebispo argumentou que a excomunhão não ajudaria o arcebispo a se reconciliar, acrescentando que, em vez disso, “impor tal censura” ao arcebispo “seria um ato infrutífero e serviria apenas para inflamar uma opinião pública já dividida”.

Francisco também puniu outros clérigos francos de direita. O Rev. Frank Pavone, um americano que liderava o grupo Priests for Life, foi destituído em 2022, e o Cardeal Raymond Burke, uma figura importante para os tradicionalistas católicos que acreditavam que Francisco estava diluindo a doutrina, foi despejado de seu apartamento subsidiado no Vaticano no ano passado, de acordo com relatos .

No ano passado, Francisco também demitiu o bispo Joseph Strickland , um de seus maiores críticos americanos dentro da igreja, da governança de sua diocese em Tyler, Texas. Entre outras críticas ao papado, o bispo Strickland acusou o papa de minar a fé católica .

Mas a excomunhão é uma punição muito mais rara.

Em 2006, o Vaticano excomungou o arcebispo zambiano Emmanuel Milingo, que cruzou uma linha a mais depois de se casar com uma acupunturista em 2001 em um casamento em grupo presidido pelo Rev. Sun Myung Moon. O arcebispo eventualmente retornou à igreja, vivendo em reclusão, depois retornou para sua esposa e então instalou quatro homens casados ​​como bispos em Washington. Ele foi destituído pelo Vaticano em 2009.

Em 1988, o Arcebispo Marcel Lefebvre, contra as ordens do Papa João Paulo II, consagrou quatro bispos para ajudá-lo a continuar sua batalha para retornar a igreja à Missa Latina e preservar outras práticas rejeitadas na esteira do Concílio Vaticano II. O Arcebispo Lefebvre e seus bispos foram excomungados.   O Arcebispo Lefebvre morreu em 1991. O Papa Bento XVI posteriormente reverteu as excomunhões.(Da EFE)

 

Internacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
Polícia Civil prende homem de 55 anos por estupro de vulnerável em Avaré
17-maio-2026 241
Avaré
Avaré se une ao Governo de SP no fortalecimento da rede de proteção às mulheres
17-maio-2026 213
Avaré
Restaurante Municipal “Prato do Povo” comemora terceiro aniversário
17-maio-2026 220
Caso de Polícia - SP
Policial civil morto pela Rota foi “injusto” ao apontar arma, diz Corregedoria da PM
17-maio-2026 494
Saúde
Debate sobre TEA expõe tensão entre autistas nível 1 e pais dos casos severos
17-maio-2026 169
Avaré
conte lopes, recebe título de cidadão avareense nesta quinta (21)
17-maio-2026 1102
Editorial
A direita diante de seu veneno
17-maio-2026 386
Avaré
Detonautas é atração neste sábado, 16, no 3º Avaré Rock Fest, que segue até domingo, 17
17-maio-2026 151
Avaré
Movimento Unidos Pela Vida acontece neste sábado em Avaré
17-maio-2026 151
Avaré
A iniciativa tem apoio do prefeito Roberto Araujo. 
17-maio-2026 148
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS