• “Saidinha”: 1.291 detentos não retornaram à prisão em São Paulo

    472 Jornal A Bigorna 23/06/2024 19:30:00

    A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) divulgou nesta quarta-feira (19/6) que, dos 31.760 detentos do sistema prisional de São Paulo beneficiados pela “saidinha” em junho, 1.291 pessoas não voltaram.

    O número representa 4% dos presos que tiveram o benefício da saída temporária entre os dias 11 e 17 de junho.

    A Polícia Militar (PM) prendeu 643 detentos que violaram as regras da “saidinha”. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), esses detentos foram encaminhados novamente ao sistema prisional.

    Regras da “saidinha”

    Assim que recebem o benefício e saem do presídio, os presos ficam proibidos de sair da cidade, frequentar bares, boates, envolver-se em brigas, andar armado ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante a Justiça. Além disso, eles devem permanecer em casa no período noturno.

    No estado de São Paulo, desde o ano passado, todo detento flagrado infringindo as regras é reconduzido ao Instituto Médico Legal (IML). Após o exame pericial, o policial responsável pela condução deverá levar os sentenciados aos Centros de Detenção Provisória ou para a Penitenciária Feminina da capital, conforme prevê uma portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com o aceite da Secretaria de Administração Penitenciária.

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também