• testando

    Araraquara anuncia novo lockdown após aumento de casos de Covid

    1870 Jornal A Bigorna 17/06/2021 14:30:00

    Quase quatro meses após ter decretado lockdown, Araraquara (a 273 km de São Paulo) novamente terá restrições totais depois de superar, pelo terceiro dia consecutivo, os índices estabelecidos de contaminação pela Covid-19 para manter o comércio aberto.

    O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (17) pela secretária da Saúde, Eliana Honain, por meio das redes sociais da prefeitura. A data de início das restrições e como elas serão estão sendo discutidas nesta quinta pelo prefeito e o comitê de contingência local. ​

    Segundo ela, foram recebidos os resultados de 856 exames, dos quais 202 foram positivos, o que representa 23,59% do total.

    Decreto publicado pelo prefeito Edinho Silva (PT) estabelece que, se a taxa de positividade passar de 20% nos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) ou 30% nos sintomáticos por três dias seguidos ou cinco alternados em uma semana, as atividades econômicas serão fechadas por no mínimo uma semana.

    A reabertura ocorrerá após três dias consecutivos com taxas abaixo de 20% (sintomáticos) ou 15% (na testagem em geral).

    Na quarta-feira (16), a testagem geral indicou 20,04% de casos positivos (199 de 993 exames) e, na terça (15), 22,97% (91 casos em 396 amostras). Segundo a prefeitura, o decreto foi construído com especialistas em epidemiologia e participação da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

    A alta de casos positivos, atendimentos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), internações e mortes nas últimas semanas já indicava que novas restrições seriam adotadas, como a Folha mostrou no início do mês.

    Primeira cidade a decretar lockdown após a aceleração de casos com a detecção da variante brasileira, Araraquara viu despencar os índices nas semanas seguintes e passou a ser utilizada por pacientes de mais de 30 municípios que, sem leitos, foram internados em seus hospitais.

    Porém, o número de moradores da cidade internados voltou a crescer. No início do lockdown, eram 209, número que despencou para 69 em abril, mas que já está em 116, conforme dados desta quarta-feira.

    No total, são 212 internados atualmente, dos quais 96 são moradores de outras cidades —49 deles estão em UTIs.

    A cidade acumula 479 óbitos em decorrência do novo coronavírus, com 23.869 casos. Desse total, 281 foram registrados no último dia 10, o dia com mais casos em toda a pandemia.

    “Nós só chegamos a esse número porque tem transmissão em Araraquara e só se evita a transmissão com distanciamento social. Nós viemos avisando a população que a situação estava complicada, que nós estávamos observando o não cumprimento das regras e a população infelizmente fez a escolha.”

    Um dos problemas que a cidade enfrenta é com a realização de festas clandestinas até mesmo em meio a lavouras de cana, alvo de uma força-tarefa criada em Araraquara.

    A UPA da Vila Xavier, polo de triagem para casos na cidade, registra nas últimas semanas índices próximos aos de fevereiro, quando fez lockdown, com até 369 atendidos num dia. O pico foi em 8 de fevereiro, com 417.(Da Folha de SP)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também