• Bolsonaro se isola a uma semana do julgamento e vê crise aumentar por acesso e sucessão em 2026

    72 Jornal A Bigorna 26/08/2025 15:20:00

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chega a uma semana de seu julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) isolado de seus principais aliados, sem controle de sua comunicação e envolvido numa troca de fogo entre dois grupos com visões conflitantes sobre a melhor forma de protegê-lo — e sobre quem deve ser o nome a sucedê-lo.

    Bolsonaro está em prisão domiciliar, desde 4 de agosto, por descumprir as medidas cautelares determinadas em 18 de julho pelo ministro Alexandre de Moraes. Naquela data, a Corte havia imposto a ele uma tornozeleira eletrônica, a proibição do uso de redes sociais e a obrigação de recolhimento noturno, entre outras medidas.

    A Primeira Turma do STF inicia na semana que vem, em 2 de setembro, o julgamento da ação penal que tem como réus Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo. Eles compõem o chamado “núcleo crucial” dos acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado.

    O “novo entorno” de Bolsonaro está no centro das insatisfações dos aliados que foram alijados de seu convívio por diferentes motivos. Em maio, um de seus mais fiéis escudeiros, o advogado Fabio Wajngarten, foi demitido do PL após se indispor com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.(Do Estado de SP)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também