
A Estação de Bombeiros de Itaí e os moradores do bairro rural Samambaial de Barão de Antonina se uniram para a remoção ecológica correta de dois enxames de abelhas da espécie "europeia" que estavam no forro da Igreja de São Roque, localizada na entrada do bairro.
Segundo os moradores as abelhas alvoroçavam com o calor e muitas vezes picavam os moradores que solicitaram a retirada da colmeia. O trabalho foi realizado durante o anoitecer de terça e quarta feira (09 e 10/02) desta semana, removendo as para um sítio longe da área residencial.
Segundo o Sargento Monteiro, comandante dos Bombeiros, o extermínio de abelhas é proibido pela Lei de Crimes Ambientais n° 9605/98 e não deve ser praticado, além do risco de ataques para se defenderem, as abelhas têm função primordial na natureza, pois são diretamente responsáveis pela polinização de frutas e vegetais, gerando alimentos para a população humana.
O Bombeiro esclareceu também que o manejo, criação ou remoção de abelhas só deve ser feito por profissionais apicultores, utilizando equipamentos e roupas apropriadas ou caso necessário acione o Corpo de Bombeiros através do fone 193.