
Criminosos estão atuando de forma persuasiva em grupos mais vulneráveis, colocando pânico nas pessoas e as deixam suscetíveis a possíveis golpes, dentre eles o Golpe do Falso Sequestro.
Muitos idosos e pessoas sem acesso a informações acabam sendo vítimas em potencial de criminosos, por isso é importante que os familiares dialoguem com essas pessoas sobre o que fazer caso recebam ligações suspeitas.
Como os criminosos agem?
O criminoso realiza ligações de forma aleatória para muitos números. A vítima atende e o criminoso começa a gritar ao fundo como se fosse uma pessoa sequestrada. Normalmente, chama pela mãe ou pai; nesse momento, a vítima desesperada e sem perceber, acaba falando o nome de um(a) filho(a). Tudo que o criminoso precisa para que você acredite que o sequestro é verdadeiro, pois a partir daí, ele tem o nome de um familiar.
Como agir?
Ao receber uma ligação suspeita, desligue o telefone. Imediatamente tente ligar ou peça para alguém contatar o familiar, suposto “sequestrado”, para saber se está tudo bem.
Caso esteja próximo a alguma base da Polícia Militar, procure ajuda ou ligue para o número de emergência 190, não haja no calor da emoção.