• testando

    Liturgia do André # 19 – Geraldo Alckmin

    626 Jornal A Bigorna 24/04/2023 10:50:00

    Liturgia – “Existe apenas um bem, o conhecimento, e um mal, a ignorância”.—Sócrates

    O homem de confiança

    Geraldo Alckmin pouco aparece na TV, ou dá entrevistas, mas nos bastidores é o homem de confiança de Lula, inclusive assaz mais do que muitos petistas.  Eles se conheceram mesmo foi no ano passado quando Marcio França (ex-governador de SP) levou até Lula o nome de Geraldinho, aquele mesmo que também foi o vice de confiança de Mário Covas, assumindo posteriormente após o governo de SP e sendo reeleito por diversas vezes.

    Conheci

    Conheci Geraldo Alckmin numa inauguração em Avaré. Ele saiu do Horto Florestal e falando para todos ali: ‘vamos tomar um Café lá no centro’, ou seja , o popular Café do João Guerra. Homem simples e político astuto, posteriormente o entrevistei questionando a eleição do próximo ano em que Dilma era a presidente: “O senhor teme a força de Lula para a Dilma ser eleita? Sua resposta foi simples: “Eleição é ano par, fora disso não discutimos eleições, trabalhamos pelo povo; na ocasião ele era secretário estadual de José Serra.

    Hoje

    Atualmente Geraldo transmite o que poucos vice-presidentes teriam que fazer. Convicção, trabalho e confiança. Escalado para os mais diversos entraves políticos pelo próprio presidente, Alckmin tem se saído acima do esperado.

    Crise

    Quando José Múcio, Ministro da Defesa poderia ‘cair a qualquer momento’ o nome de Geraldo para sucessor já era dado como certo. Mas o que fez Alckmin? Jogou o jogo. Aproximou o atual comandante do Exército de Lula e fez seu papel conciliador, manteve Múcio no cargo. Hoje a relação entre Lula e o Exército não é mais tensa; isso claro a Geraldo Alckimin.

    Entrevista

    Em entrevista à Revista Veja, foi questionado sobre um eventual impeachment de Lula ou uma eleição futura. A resposta foi a mesma que recebi: “ Presidente só tem um, e é o Lula”. Ponto sem virgula, ponto final. Geraldo mostra sua força política de articulação e caráter.

    Mais amenos

    Até  os petistas mais ortodoxos do alto escalão estão se acostumando com Geraldinho e deixando de lado a desconfiança, que Dilma tinha de Temer e Fernando Collor de Itamar Franco.

    Aos poucos

    Geraldo vai mostrando sua capacidade no executivo federal, equilíbrio, sensatez e senso de administração. Seu trajeto pode ainda ser longo.

     

     

     

     

     

     

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também