• Liturgia do André # 51 — Trump, o maluco e a contagem regressiva de Jair

    120 Jornal A Bigorna 21/07/2025 14:20:00

    Contagem regressiva para a prisão de Bolsonaro

    Pelo andar dos trabalhos no STF, o julgamento de Jair Bolsonaro deve ser concluído em setembro. Faltam 30 dias para as alegações finais de Mauro Cid (15 dias) e dos outros réus, incluindo Bolsonaro (mais 15 dias). Depois, a ação será julgada pela Primeira Turma do STF.Como ninguém imagina que Bolsonaro será inocentado (talvez nem Donald Trump), dá para estimar que ele tem pela frente mais uns 60 dias no máximo em liberdade.

    Para os Bolsonaros, Tarcísio é um patrimônio estadual e uma ameaça federal

    A queixa tem uma origem expressa, e outra embutida. Na expressa, os Bolsonaros veem nas sanções de Trump um caminho para a anistia e consequente elegibilidade do ex-presidente. O governador de São Paulo vê nessas mesmas sanções um golpe na economia do estado. Na origem embutida, se Tarcísio for candidato a presidente em 2026 e ganhar, o sobrenome Bolsonaro se arrisca a virar nota de pé de página. Para os Bolsonaros, o governador é um patrimônio estadual e uma ameaça federal.

    Motta outro bandido na política Nacional

    Motta contratou cinco parentes de funcionárias fantasmas em seu gabinete. Além de empregar em seu gabinete três pessoas com rotinas incompatíveis com as funções que deveriam exercer no Legislativo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também já manteve como contratados cinco parentes dessas funcionárias fantasmas.

    Motta outro bandido na política Nacional 2

    A fisioterapeuta Gabriela Pagidis —que atendia em clínicas no Distrito Federal enquanto recebia R$ 11,4 mil de salário da Câmara— e Monique Magno, que acumulava a função no gabinete com a de assistência social na Prefeitura de João Pessoa (PB), o que é proibido pelo Legislativo.

    Mães, tia, irmão e primo dessas duas já constaram na folha de pagamento do gabinete de Motta nos últimos anos.

    Os três recados de Alexandre de Moraes  à Bolsonaro

    Ao ordenar a nova operação da Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes deu três recados claros ao ex-presidente, réu por tentativa de golpe.

    O 1º recado

    O primeiro e mais importante é que o Supremo Tribunal Federal não vai recuar diante da ofensiva de Donald Trump ao Brasil. Apesar das ameaças de tarifaço e sanções pessoais a ministros, o processo continua em seu curso normal.

    "Um país soberano como o Brasil sempre saberá defender a sua Democracia e Soberania, e o Poder Judiciário não permitirá qualquer tentativa de submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado", escreveu o ministro.

    O 2º Recado

    O segundo recado é que as autoridades estão monitorando as ações do ex-presidente para obstruir o processo, seja com ajuda americana ou via redes sociais.

    "As graves condutas ilícitas demonstram que Jair Messias Bolsonaro está atuando em conjunto com seu filho Eduardo Nantes Bolsonaro nos atentados à Soberania Nacional, com o objetivo claro de interferir no curso de processos judiciais, desestabilizar a economia do Brasil e pressionar o Poder Judiciário", anotou Moraes.

    O 3º Recado

    O terceiro recado é que a fuga para o exterior, já ensaiada por Bolsonaro ao se abrigar na embaixada da Hungria em Brasília, deixou de ser uma opção. Na decisão, Moraes afirma que as investigações indicaram a "concreta possibilidade de fuga do réu".

    De tornozeleira eletrônica e impedido de se aproximar de embaixadas, Bolsonaro não poderá negociar asilo diplomático em países governados pela extrema direita. Terá que esperar em Brasília o veredicto do STF.

    Geraldo dá aula de política

    Inegavelmente Geraldo Alckmin é um dos políticos em ação com maior capacidade de transições e, principalmente atuar à frente de tudo que lhe é dado para atuar, prova disso é sua esplêndida atuação frente as idiotices e loucuras de Trump, o maior maluco da Terra.

    Trump é a cara dos americanos....uns pulhas.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também