• testando

    Palanque do Zé #301- Nunca ofereça esses alimentos aos seus cães!

    648 Jornal A Bigorna 19/05/2024 18:20:00

    Palanque do Zé

    Muitas pessoas, inclusive eu, costumam dividir o que estão comendo, com seus cães.

    Contudo, essa prática não é a mais adequada, pois eles se beneficiam mais quando ingerem somente rações.

    Só que na prática, a teoria é outra, como diz o ditado popular. E, se você tem um amigo de quatro patas em casa, sabe que ele não pode sequer suspeitar que você está comendo, que vem lhe pedir um bocado!

    Aqui em casa, o Tonico ainda é mais seletivo e às vezes refuga até filé mingnon. Mas a Nina, que come até alho cru, por outro lado, tem o seguinte lema de vida: Quem perdoa é Deus, e quem dispensa é o Exército.

    Apesar disso, existem alguns alimentos que são particularmente nocivos para os cães (e outros animais), então você deve conhecer mais sobre o metabolismo dos seus pets, que é bastante distinto do nosso, além de saber que certos alimentos são extremamente tóxicos para eles, podendo resultar em óbito.

    Veja abaixo quatro alimentos nocivos aos cachorros:

    Abacate

    O abacate possui uma toxina denominada persina, produzida para resistir a ataques de fungos. Ela é completamente inofensiva para nós, humanos, mas altamente venenosa para os cães. Ao ingerir a fruta e entrar em contato com a toxina, pode ocorrer de fluidos começarem a se acumular nos pulmões ou até no coração do animal, levando-o ao óbito. É importante ressaltar que a persina está presente em todas as partes do abacate, incluindo a folha. Se ele ingerir o caroço do abacate, pode também sofrer um sufocamento ou uma obstrução do sistema digestivo.

    Uva

    As uvas podem provocar falência renal nos cães de forma muito rápida. Nem todos reagirão tão mal à toxicidade dessa fruta, mas uma pesquisa conseguiu comprovar que muitos cães falecem após ingerir uvas. Isso pode acontecer inclusive se o cão consumir produtos com passas, como um pão doce ou biscoito. Os sintomas de que isso pode estar ocorrendo com o seu pet é ele começar a ter vômito, diarreia e cansaço. Pode ocorrer também pouca produção de urina, por afetar os rins. Ao reconhecer esses sinais, leve-o ao veterinário imediatamente.

    Chocolate

    O chocolate contém compostos químicos, como a teobromina e a cafeína, de difícil digestão para os cães. Ao ingeri-lo, ele pode ter dor de estômago, vômito, diarreia e desidratação. O caso pode ainda progredir para uma situação mais grave, causando ataques cardíacos, hemorragias internas, tremores musculares, convulsões e finalmente a morte. A severidade dos efeitos colaterais está diretamente relacionada à quantidade que o cão consumiu. É importante saber também que, quanto mais escuro e amargo o chocolate, mais venenoso ele será ao cão. De acordo com alguns estudos, apenas 720 mg de chocolate podem ser suficientes para intoxicar o animal.

    Cebola

    Nem todos estão cientes, mas a cebola, um ingrediente utilizado na maioria das receitas no Brasil, é altamente venenosa para os cachorros. Isso ocorre porque ela contém tiossulfato, uma substância inócua a seres humanos, mas que, nesses animais, altera a parte interna dos glóbulos vermelhos, chamada de hemoglobina. A hemoglobina é responsável por transportar o oxigênio para todo o corpo. Por isso, a ingestão de cebola pode acabar resultando em uma anemia fatal. Os sintomas de que isso pode estar acontecendo é o cão começar a ficar ofegante, apresentar fraqueza, falta de apetite e alta frequência cardíaca. Isso pode vir a acontecer até uma semana depois de ele ter consumido cebola. Por isso, é preciso evitar de toda maneira que o cão tenha contato com esse vegetal, mesmo que ela esteja cozida ou frita.

     

    Frequentemente, as pessoas oferecem comida caseira preparada com cebola, sem perceber que estão intoxicando o seu cachorro. Portanto, é recomendável evitar manter essa prática.

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

     

    Telegram: https://t.me/palanquedoze

     

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

     

    --- -- ---

    Os conteúdos publicados no “Palanque do Zé” não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna. Assim, são de total responsabilidade do Autor, as informações, juízos de valor e conceitos aqui divulgados.


    Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/6/33/37/jornalabigornaav1/public_html/tmp/template/42b8f9d512a9b758126c09ca577cc6575762f242_0.file.noticia-lado.tpl.php on line 126
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também