• testando

    Palanque do Zé #63 - Gerador de Lero-lero

    4272 Jornal A Bigorna 16/04/2020 23:40:00

    Palanque do Zé

    Certas coisas combinam entre si naturalmente. Tipo vinho tinto e macarronada com molho bolonhesa.

    Outra combinação magnífica é tempo ocioso e internet. Recentemente estava navegando calmamente pelos mares tranquilos da Rede Mundial de Computadores quando me deparei com o popular Gerador de Lero-lero!

    A coisa é tão maluca, que sou obrigado a deixar o próprio criador da geringonça explicar como tudo funciona: "O Fabuloso Gerador de Lero-lero v2.0 é capaz de gerar qualquer quantidade de texto vazio e prolixo, ideal para engrossar uma tese de mestrado, impressionar seu chefe ou preparar discursos capazes de curar a insônia da platéia. Basta informar um título pomposo qualquer (nos moldes do que está sugerido aí embaixo) e a quantidade de frases desejada. Voilá! Em dois nano-segundos você terá um texto - ou mesmo um livro inteiro - pronto para impressão. Ou, se preferir, faça copy/paste para um editor de texto para formatá-lo mais sofisticadamente. Lembre-se: aparência é tudo, conteúdo é nada."

    Nessa altura do campeonato, talvez você esteja se perguntando se a coisa toda funciona mesmo. E eu fiz um teste. No campo de pesquisa do http://lerolero.bgnweb.com.br/, lancei o tema "A importância do jornalismo no contexto das fake news", configurei para que três frases fossem geradas e o resultado foi esse:

    "Gostaria de enfatizar que a consolidação das estruturas cumpre um papel essencial na formulação das condições financeiras e administrativas exigidas. Desta maneira, o surgimento do comércio virtual acarreta um processo de reformulação e modernização dos índices pretendidos. É importante questionar o quanto o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação afeta positivamente a correta previsão dos procedimentos normalmente adotados."

    Não entendeu nada, não é mesmo? E nem era pra entender. Acontece que vários espertinhos usam o site para encher linguiça em trabalhos escolares, acadêmicos e científicos! Tanto que a primeira vez que eu ouvi falar no Gerador de Lero-lero, foi justamente na faculdade, quando o professor alertou os mais propensos a tentar burlar o sistema, que ele também tinha internet em casa.

    Sei que você deve estar duvidando que alguém realmente caia nesse truque barato. Pois é. Mas o pior é que as editoras de revistas científicas Springer e IEEE tiveram que remover mais de 120 artigos publicados entre os anos de 2008 e 2013, da sua base de dados.

    Isso porque elas descobriram que tais textos não tinham sentido, e que foram gerados automaticamente por computador.

    Tais textos foram criados pelo SCIgen, um programa elaborado pelo mundialmente famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ou MIT, na sigla em inglês.

    O objetivo era provar que conferências acadêmicas constantemente aceitam estudos sem qualquer sentido.

    Dentre todos esses, dezesseis dos trabalhos foram publicados pela Springer, enquanto mais de 100 vieram da IEEE. Grave, mas o pior ainda não foi dito.

    O problema principal é que os estudos, antes de serem publicados, supostamente passam pelo escrutínio de um ou mais estudiosos da mesma área de atuação do autor e, em geral, isso é feito de forma anônima.

    Esse é, inclusive, o grande motivo de as editoras enganadas não estarem conseguindo explicar exatamente como esse verdadeiro escândalo aconteceu. E o detalhe é que já se passaram 6 anos desde que tudo isso veio a tona!

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #63 - Gerador de Lero-lero
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também