• testando

    Palanque do Zé #75 - Você sabe o que são cidades antípodas?

    1996 Jornal A Bigorna 07/05/2020 22:00:00

    Palanque do Zé

    Meu grande amigo e parceiro de fumar charutos, Nelson Nagata, entrou na minha vida quando eu estava na quinta série. E lá se vão 22 anos!

    Minha mãe o contratou para que ele me ensinasse matemática, e também um pouco sobre como viver em sociedade sendo deficiente, já que ambos somos cadeirantes.

    Matemática nunca foi o meu forte, tanto que virei Advogado e não engenheiro. Mas isso não tem nada a ver com as habilidades do Nelson enquanto professor. Aliás, nunca vi alguém ser bom em exatas e humanas ao mesmo tempo. Fora ele.

    O cara, oficialmente dá aulas de matemática e física, mas também tem muito a ensinar sobre português, história, geografia e política!

    Esses dias, enquanto apreciava mais um Puro, lembrei que certa vez o Nelson decidiu unir matemática e geografia numa só aula. Ele falou sobre os pontos antípodas.

    Resumidamente, se você marcar um ponto aleatoriamente numa esfera qualquer, o local exatamente oposto a ele será o seu ponto antípoda!

    Calma que fica ainda mais legal!

    Nelson disse que se marcarmos um ponto no Planeta Terra, saberíamos por meio de cálculo, onde exatamente sairíamos do outro lado se fosse possível cavar um túnel até lá!

    Pesquisei na Internet, pois me esqueci como o tal do cálculo é feito (desculpa, Nelsão!) e descobri que o ponto antípoda de Avaré são as águas territoriais do Japão.

    Aliás, isso é muito comum de acontecer, já que aproximadamente 71% da superfície do Planeta é de água. Sobre a Terra, apenas 4% da superfície possui pontos antipodais situados em terra firme. E em 46% dos casos, os pontos antipodais são situados nos oceanos, o que significa dizer que os 50% que restam são mistos, ou seja, um ponto está em terra firme e o outro na água, justamente como acontece com Avaré.

    Se você quiser calcular um ponto antípoda do jeito fácil, é só acessar o site https://www.antipodesmap.com/ e pronto! Agora, se você quiser aprender a fazer o cálculo certinho, aí é melhor ligar para o Nelson!

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #75 - Você sabe o que são cidades antípodas?
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também