• testando

    Penitenciárias de Avaré e região registraram casos de Covid-19

    3084 Jornal A Bigorna 16/03/2021 12:20:00

    Unidades prisionais de Avaré e região registraram contágios por covid-19 de presos e funcionários do sistema carcerário.

    De acordo com a SAP, o Centro de Ressocialização da Cidade não registrou mortes por Covid-19, apenas dois servidores testaram positivo para o coronavírus e já estão curados. O último caso foi em dezembro de 2020.

    No entanto, na Penitenciária I centro de Avaré, três presos e 24 servidores testaram positivo para a enfermidade. Um funcionário morreu e outros três seguem afastados para tratamento do vírus.

    Na Penitenciária II, apenas seis funcionários testaram positivo para a Covid-19. Todos foram curados.

    Cerqueira César

    O município, que possui uma Penitenciária e um Centro de Detenção Provisória (CDP), teve 16 casos confirmados.

    Na Penitenciária, 29 presos e 12 servidores testaram positivo para Covid-19, sendo que apenas um segue isolado. Todos os funcionários foram curados. O último caso confirmado foi em fevereiro de 2020.

    No CDP de Cerqueira César, três presos e 13 funcionários testaram positivo para a enfermidade e estão todos curados, sendo que o último caso foi em janeiro.

    Bernardino de Campos

    O município registrou 22 casos de Covid-19. Na Penitenciária de Bernardino de Campos, dois presos e 20 servidores testaram positivo para a doença. Os detentos foram tratados na própria unidade e os três funcionários seguem afastados de suas atividades e os demais já se curaram.

    Itaí

    Em Itaí (SP), na penitenciária da cidade, sete presos testaram positivo para a doença, sendo que deste total, houve um óbito. Além disso, 14 servidores testaram positivo e já estão todos curados. Total de 21 casos confirmados.

    Taquarituba

    Em Taquarituba, na penitenciária da cidade, não houve presos com Covid-19. De acordo com a SAP, 15 servidores testaram positivo, sendo que todos estão curados. O último caso foi no começo de março.

    Medidas para evitar o contágio entre detentos

    Ainda de acordo com a SAP, medidas para controlar a pandemia no sistema prisional do Estado de São Paulo estão sendo implementadas desde junho de 2020.

    A secretaria adotou um amplo programa de testagem em massa para a Covid-19 de servidores e detentos por meio de ações em conjunto com a Secretaria do Estado da Saúde, o Instituto Butantan, prefeituras e outras instituições.

    Para isto, é realizado o monitoramento dos grupos de risco; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual para todos os detentos.

    A SAP também declarou que avalia permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema, por meio da adoção de medidas de medidas de higiene e distanciamento orientados pelos órgãos de saúde foram aplicadas e as atividades coletivas suspensas.

    Além disso, a limpeza das áreas foi intensificada e a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida em todas as unidades prisionais do estado.(Do G-1)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também