• Problema do jornalismo está nas “fuck news”, diz Ricardo Boechat

    1063 Jornal A Bigorna 25/02/2018 14:05:00

    A baixa qualidade de boa parte da produção jornalística atual tem contribuído mais para minar a credibilidade da imprensa do que fenômenos como a proliferação de notícias falsas nas redes sociais, as chamadas "fake  news", disse o jornalista Ricardo Boechat nesta terça (20), durante o 2º Encontro Folha de Jornalismo.

    "Outro dia um ouvinte me disse que o problema está nas 'fuck news', o monte de merda que os jornais publicam todos os dias", afirmou Boechat, que é apresentador do "Jornal da Band" e da rádio BandNews e participou de um debate sobre a cobertura das eleições presidenciais deste ano.

    Boechat disse discordar dos comentaristas que apontam as notícias falsas como fator decisivo para a eleição do presidente americano Donald  Trump em 2016. Para ele, a vitória de Trump foi reflexo do momento que a sociedade americana vive, e não da manipulação da informação nas redes sociais.

    Para Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal "Valor Econômico", a atuação da imprensa americana oferece poucas lições. Mencionando estudos sobre a cobertura da última eleição presidencial, ela contou que os principais jornais dedicaram mais espaço a articulações políticas e trocas de acusações do que às propostas dos candidatos.

    Para o professor Thomas Patterson, de Harvard, autor de um dos estudos que ela mencionou, a cobertura dos jornais americanos contribuiu para corroer a confiança do público no jornalismo, no processo eleitoral e no resultado das eleições, além de fortalecer teses conservadoras, ao não esclarecer as diferenças entre os candidatos e disseminar a impressão de que eram iguais.

    Maria Cristina propôs que a imprensa "tome partido do eleitor", detalhando as propostas dos candidatos e questionando-os sobre os desafios que o país enfrenta, além de diversificar a cobertura, estendendo-a a outras regiões do país para que não fique concentrada em São Paulo, Rio e Brasília.(DaFolha.SP)

    IMAGENS ANEXADAS

    Problema do jornalismo está nas “fuck news”, diz Ricardo Boechat
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também