
O Pronto-Socorro Municipal deu um passo decisivo na modernização dos serviços de saúde com a implantação de um sistema digital integrado para o atendimento ao público. A partir de agora, as tradicionais fichas de papel foram abolidas, dando lugar a um fluxo totalmente eletrônico de informações, que promete mais agilidade, organização e humanização no serviço.
O novo processo inicia na recepção, onde os dados do paciente são cadastrados diretamente no sistema. Essas informações são enviadas instantaneamente para a triagem, eliminando filas físicas e a necessidade de transporte de papéis. Após a classificação de risco, a ficha digital é direcionada para a sala do médico.
Para chamar os pacientes, a unidade agora utiliza painéis eletrônicos que exibem em tempo real o nome do usuário e o número do consultório para o qual deve se dirigir. Um sistema de sonorização também chama o paciente pelo nome, facilitando a orientação, especialmente para idosos ou pessoas com dificuldade de leitura.
"Já o médico fará o atendimento por meio do prontuário eletrônico gerado no início do processo, que contém todas as informações do paciente", explicou a Secretaria Municipal da Saúde em nota. Caso necessário, após a consulta, o paciente é encaminhado digitalmente para os setores de medicação ou de exames.
Foco em gestão e atendimento humanizado
A modernização do pronto-socorro é uma bandeira da gestão do prefeito Roberto Araujo, que assumiu há oito meses. A proposta central é desburocratizar o acolhimento no sistema público de saúde, reduzindo o tempo de espera e tornando o atendimento mais eficiente e humanizado.
"Estamos há 8 meses na administração, e o que sempre foi promessa de campanha de outros, hoje finalizamos. Sabemos a importância de um sistema informatizado para melhorar a vida das pessoas que buscam o serviço público de saúde", destacou o prefeito, Roberto Araujo.
A expectativa é que a medida aumente a satisfação da população e permita que os profissionais de saúde dediquem mais tempo ao cuidado dos pacientes e menos a processos manuais.
Mais melhorias em breve
Outros setores do Pronto Socorro serão automatizados, informa a pasta. A próxima etapa é a digitalização do atendimento na sala de medicação e no serviço de raio-X, que por enquanto ainda seguem com a convocação do paciente via microfone.