• testando

    Secretários de SP dão novo prazo para abertura de leitos para Covid na região de Bauru

    1318 Jornal A Bigorna 17/02/2021 12:30:00

    Os secretários estaduais de Saúde, Jean Gorinchteyn, e do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, estiveram em Jaú (SP) na manhã desta terça-feira (16) para avaliar a situação dos hospitais após a confirmação de casos da variante amazonense do coronavírus na cidade.

    Durante a visita, os secretários divulgaram um novo prazo para a abertura dos leitos para Covid que estava prevista para esta segunda-feira (15) na região de Bauru, conforme anunciado no início do mês. De acordo com o estado, 248 novos leitos vão estar disponíveis até o início de março.

    "Nós colocamos um calendário que segue até o final do mês. Evidentemente sabemos que leitos de UTI tem uma complexidade para funcionar, a exemplos dos que têm aqui [Jaú] hoje, que têm a prerrogativa de dia 25 de fevereiro, mas dia 1º de março talvez seja uma data mais segura, iniciarem seu funcionamento", explica Vinholi.

    Ainda de acordo com o secretário, o estado segue o cronograma para que os leitos estejam funcionando o mais rápido possível e, neste período, nenhum paciente ficou sem atendimento médico na região.

    Colapso-A Santa Casa de Jaú está há semanas com mais de 100% de ocupação nos leitos para Covid. Em janeiro, a diretoria do hospital chegou a pedir ajuda para transferir pacientes internados para outras cidades da região e citou um colapso na unidade.

    Para desafogar a Santa Casa, o Hospital Amaral Carvalho anunciou no fim de janeiro a abertura de uma nova unidade de tratamento do coronavírus na cidade, com 29 leitos de enfermaria e 10 de tratamento semi-intensivo.

    Para o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, que visitou o hospital de campanha ainda fechado nesta terça-feira (16), é "muito importante a abertura dos leitos para garantir que toda a população seja devidamente acolhida quando precisar".

    Medidas restritivas- Além da abertura de novos leitos, a confirmação da variante brasileira do coronavírus em Jaú obrigou a prefeitura e a Santa Casa a traçarem novas estratégias de enfrentamento da situação.

    A cidade já estava classificada na fase vermelha do Plano São Paulo e vem seguindo as restrições estabelecidas. No entanto, nesta segunda-feira (15), foi publicado um decreto restringindo ainda mais as atividades econômicas.

    Dentre as novidades, está a limitação de horário de funcionamento dos supermercados até as 20h, proibição de vendas na modalidade drive-thru para qualquer atividade e da venda de bebidas alcoólicas após as 16h, e a limitação de ocupação nos ônibus em 30% da capacidade máxima.

    Como a Santa Casa de Jaú recebe pacientes de todos os municípios, o secretário de Saúde de Jaú, Rodrigo Brandão, se reuniu na tarde desta segunda-feira (15) com representantes da de municípios da região para solicitar um empenho conjunto no enfrentamento à pandemia.

    O encontro contou com participação de representantes das cidades de Bariri, Boraceia, Barra Bonita, Bocaina, Brotas, Dois Córregos, Itaju e Torrinha.

     “Repassei nosso decreto a eles e solicitei que encaminhassem aos prefeitos pois a gente acredita que um vírus com transmissibilidade tão alta já esteja em toda a região", explica Brandão.(Do G-1)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também