• Um partido de quatro prefeitos reduzido a uma secretaria

    3443 Jornal A Bigorna 14/07/2019 21:40:00

    A história política do PMDB de Avaré, hoje ‘MDB’ é vasta e conhecida por todos que acompanham a política regional da cidade, bem como fez grandes nomes na política, sejam ex-prefeitos, como ex-vereadores.

    Fernando Pimentel foi alçado ao PMDB a convite do próprio ex-governador Orestes Quércia, o qual fez questão de tê-lo em seu quadro partidário. É considerado um dos nomes mais importantes da história de Avaré no século XX, três vezes prefeito (poucos prefeitos alcançaram esta marca no Brasil). Eleito para a chefia do executivo nos anos de 1968, 1976 e 1988, ele é o político que mais governou Avaré, um dos poucos prefeitos com três mandatos no Brasil. Cirurgião-dentista por formação, ele trocou seu consultório pela cadeira de administrador municipal. Foram 14 anos de mandato que correspondem a mais de cinco mil dias à frente à prefeitura.

    Paulinho Novaes (Dr. Paulo) foi destaque no cenário político avareense e nacional. Foi vereador diversas vezes, cinco legislaturas, vice-prefeito e prefeito de Avaré de 1983 a 1988, e superintendente do IAMSPE. Sua gestão como prefeito foi marcada por diversas obras sociais, como a construção da cozinha piloto, praças e escolas; culturais, como a Fampop e a Feira das Nações; e estruturais, como a construção da rodoviária e da Avenida Misael Eufrásio Leal, dentre outras. Foi o vereador mais votado proporcionalmente de toda a história de Avaré, eleito em 1968 com 1.906 votos que correspondia a um sexto do eleitorado avareense (11.157 eleitores), além de deputado federalde 1992 a 1994, quando presidiu a CPI da Previdência Social, na qual foi descoberto um rombo bilionário no INSS do Rio de Janeiro.

    Miguel Paulucci foi prefeito de 1997-2000. Foi um político hábil, e administrador com visão para obras importantes. Finalizou a obra antienchente no centro de Avaré, começou a construção do novo Pronto-Socorro da cidade, o qual desafogou os atendimentos que eram realizados na antiga Santa Casa, e com isso deu melhor atendimento ao setor da saúde.

    Paulo Dias Novaes Filho (Poio). Foi vereador por um mandato no período 2009 a 2012. Logo após foi eleito prefeito de Avaré, onde administrou a cidade de Avaré de 2013-2016.

    Na atual conjuntura o PMDB de Avaré teve vereadores combativos, com César Piagentini Cruz, Zezé Cruz, Rosana Paulucci, Rosângela Paulucci, estas que durante sua gestão como vereadoras foram as principais vereadoras que fiscalizaram e denunciaram irregularidades na gestão do ex-prefeito Joselyr Benedito Silvestre.

    Hoje, a política, quase num todo tomou outra direção. Carla Flores, uma ilustre política desconhecida, que se aliou a Poio Novaes, tendo ocupado cargo em Comissão, foi alçada pela Executiva do PMDB estadual como presidente. A partir disso, antigos correligionários que fizeram parte da história política da cidade deixaram o partido, o qual, fragilizado, se transformou de um partido de quatro prefeitos a uma mera secretaria do governo do filho do ex-prefeito preso Joselyr Silvestre.

    Como diz um famoso jargão político: “a política ama a traição e abomina o traidor.”

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Um partido de quatro prefeitos reduzido a uma secretaria
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também