• testando

    Por que às vezes é difícil se alegrar com a felicidade dos outros?

    Artigo

    1269 Jornal A Bigorna 06/07/2020 22:10:00

    Não é incomum encontrar-se na situação irritante de sentir indiferença, inveja ou até desgosto, se você perceber o bem-estar e o sucesso de outra pessoa. Muitas vezes é difícil se alegrar com a felicidade dos outros, apesar do amor que se sente , e isso pode indicar a presença de um distúrbio psicológico subjacente.

    Como extrapolado da literatura científica especializada, nesses casos, o problema mais comum é a depressão.

    Por que às vezes é difícil se alegrar com a felicidade dos outros?

    Talvez tenhamos percebido, em primeira pessoa ou por meio de comentários externos, que toda vez que um ente querido traz boas notícias sobre sua vida (uma promoção, o casamento de um filho ou filha, um prêmio …) experimentamos uma emoção negativa imediata e irreprimível . Às vezes, talvez, vimos esse cenário também desenhado no estado emocional de outros.

    Uma emoção que pode ser diluída em uma mistura de sentimentos de rejeição , inveja, raiva, injustiça, querer o mal dos outros … Por fim, enquanto outros esperam que compartilhemos e façamos sua alegria, um bloqueio visceral e incontrolável durante as primeiras frações de segundo, impede-nos de mostrar um sentimento de alegria espontânea e sincera.

    É igualmente provável que essa reação nem sempre tenha estado presente em nós com maior ou menor intensidade. Portanto, é necessário parar e pensar que talvez exista algo dentro de nós que nos impeça de nos alinhar emocionalmente à felicidade dos outros; a filosofia popular é sábia: como alguém que não é feliz há algum tempo pode ser feliz por outros?

    De uma perspectiva ampla, essa tendência a mostrar-nos relutantes ao bem-estar emocional dos outros pode ser classificada como conduta social disfuncional. É precisamente nas experiências depressivas que se estuda a inclinação de reagir negativamente às interações sociais, e é possível ver com mais clareza; os sintomas depressivos estão frequentemente relacionados, no entanto, a uma má qualidade dos relacionamentos pessoais.

    Um mau humor é frequentemente associado à erosão do autoconceito . Um empobrecimento da visão do ego que frequentemente afeta também o seu vizinho mais próximo: a autoestima.

    Nesse sentido, nos encontramos na presença de um fenômeno curioso. Danos graves ao nosso autoconceito nos tornam mais propensos a enfatizar nos outros o que eles possuem, ou acreditamos que eles possuem, em maior extensão ou consistência . E superdimensionar seus atributos naturalmente causa um sentimento de aversão e uma atitude negativa em todas as circunstâncias e qualidades positivas que envolvem lembrá-los e validá-los.

    Por outro lado, hostilidade tácita, observável em pessoas com características típicas de personalidade passivo-agressiva, está relacionada à inveja; esse sentimento mediaria entre um estado psicoafetivo rachado e a tendência a valorizar negativamente o que os outros têm positivamente.

    Inveja isolada, no entanto, não é sintoma de uma patologia. Richard Smith, professor da Universidade de Kentucky e especialista no estudo do fenômeno da inveja, sublinha que parte da nossa sobrevivência se baseia na inveja : usamos a comparação como uma unidade de medida do nosso status e como uma força motriz para a melhoria pessoal.

    Se tomar consciência da felicidade dos outros produz um mal-estar muito intenso ou interfere negativamente em nossa vida, então, sim, podemos falar sobre um problema. Uma dificuldade que exigirá uma solução , que inclua as seguintes estratégias.

    Devemos impedir que a negatividade se enraíze e se transforme em pessoas amarguradas , incapazes de desenvolver a felicidade empática; vida, quanto mais feliz, melhor é vivida. Entre as medidas mais eficazes a serem tomadas para alcançar essa mudança paradigmática, encontramos:

    • Seja grato pelo que você tem . Devemos tentar focar em tudo que nos faz sentir bem e mudar nossa perspectiva mental para parar de nos apegar ao que nos faz sentir mal

    • Perceba que seu valor não vem de elementos externos . Em outras palavras, contamos o que somos, não o que temos. Nosso potencial constitui nossa maior riqueza e a mantemos dentro de nós.

    • Tente encontrar inspiração, em vez de desânimo, no sucesso dos outros . As conquistas de outros podem ser concebidas como a demonstração de que todos podem triunfar e servir como um guia para alcançar objetivos importantes.

    • Entenda que há espaço suficiente no mundo para a felicidade de todos , inclusive a nossa. Se outras pessoas obtiverem sucesso, bens materiais caros ou características pessoais invejáveis, isso não nos impede de nos encontrarmos em um cenário semelhante. O mundo é grande o suficiente para acomodar milhões de pessoas de sucesso.

    Ter confiança no futuro para encontrar um lugar mais feliz para si mesmo no mundo. Não estamos inteiramente à mercê dos ditames do acaso; trabalhar em nós mesmos dará frutos, e devemos encontrar consolo e motivação nesse pensamento.

    Por que deixar que sentimentos negativos nos invadam quando o mundo está indo bem com as pessoas que amamos? Não perdemos tempo olhando para os outros, confrontando-os e privando-nos de valor; nossa felicidade e sorte estão na reta final , você só precisa conhecer e lutar por elas.(Fonte:Pensar Contemporâneo/ Adaptado de La mente è meravigliosa)

    IMAGENS ANEXADAS

    Por que às vezes é difícil se alegrar com a felicidade dos outros?
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também