Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

A faceta da maldade

Por Jornal A Bigorna 06/10/2017 15:38:00 1801
A faceta da maldade

Artigo

Por Assis Châteaubriant – Acompanho a grande mídia, como também as mídias regionais, e só nesta semana, duas matérias me levaram a uma reflaxão sobre o “bicho-homem”.

Descartes afirmava que o homem é um ser ‘pensante’ e, assim, ele sabe que existe (cogito ergo sum) – penso logo, existo. O filósofo também defendia que o homem vinha para a vida como uma ‘tábula rasa’, ou seja, sem saber nada, e tudo era apreendido através dos sentidos, nas experiências de vida de cada ser-humano.

Cientistas forenses afirmam, algo que deve ser pensado, e tira do pensamento do filósofo a ideia de que o homem chega nu, pelo contrário, eles afirmam que pessoas violentas e assassinas já tem uma pré-disposição ou inatismo (vem junto com o homem) para a violência.

O EUA está semana, mais uma vez tomaram o noticiário do mundo, quando um atirador matou 58 pessoas, um crime brutal.

Em Botucatu, um homem assassinou outro e, ainda ateou fogo no corpo da vítima, enquanto a Polícia Rodoviária esta semana prendeu um homem que assassinou a ex-namorada e tentou fazer parecer um suicídio; no entanto foi desmascarado e está preso.

Não dá para enumerar as barbáries que ocorrem, pois são tantas, que muitas vezes, nos levam a crer que a própria sociedade, já não liga mais para a violência. A banalidade da violência tomou conta da sociedade, quando se deveria pensar o contrário – o valor da vida.

O Brasil, segundo o jornal Correio Brasiliense, lidera número de assassinatos no mundo: 60 mil mortes no ano. Uma estatística nefasta!

Isso seria normal? Ou é normal? Até que ponto chegaremos? Até que ponto o homem será movido pelo ódio?

Evoluímos na medicina, tecnologia, enfim, vários setores que deram ao homem, a característica de ser um animal pensante e que tem grandes dimensões de conhecimento. Entretanto, o ‘animal’ que parece habitar centenas ou milhares de pessoas, não tende a sumir. O mal, infelizmente, cresce a cada dia, como mostram as reportagens diariamente.

Somos seres pensantes até que ponto? Quando acaba a lucidez humana e toma conta o ódio e o rancor? Até quando o homem verá em seu semelhante apenas a noção de ‘utilidade’?

São centenas de questões sobre o comportamento humano, que, se pararmos para pensar, claramente, veremos que o ser-humano, apesar de sua inteligência, mata movido por causas que a ciência não consegue chegar a um ponto de partida e o fim exato de explicação. Os animais matam para sobreviverem, afinal, não possuem inteligência de discernir como o homem; este que mata covardemente e por razões grotescas e torpes.

Até quando a sociedade assistirá – pacificamente - a demanda cada vez maior de homicídios e assassinatos cruéis?

Apesar de sermos seres-imperfeitos, o homem não tem como continuar neste caminho desastroso. As drogas, a cada dia, estão mais enraizadas na sociedade. O homem além de não conseguir viver harmoniosamente em sociedade, infelizmente, está sendo consumido pelas drogas lícitas e ilícitas.

Estamos quase diante de uma catástrofe humana. O homem autodestruindo-se. Novas drogas já estão espalhadas pelo mundo, transformando as pessoas em animais agonizantes de si próprio, destruindo vidas e famílias e, consequentemente, deixando nossa sociedade cada vez mais fragilizada.

Ao invés de estarmos acompanhando a inteligência e o desenvolvimento em prol de uma vida melhor, assistimos a um espetáculo da explosão da violência em todo mundo.

Até quando?

Chatô é escritor.

 

 

 

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
PM flagra traficante com 920 porções de cocaína em SP que seriam levadas para Cerqueira César
7-maro-2026 147
Caso de Polícia - SP
Homem é preso por importunação sexual após expor órgão genital a mulher em supermercado em Avaré
7-maro-2026 86
Avaré
Roberto Araujo sanciona lei que destina área pública para construção de moradias populares em Avaré
7-maro-2026 346
Avaré
Avaré inicia os estudos para a construção do novo Plano Municipal de Educação
7-maro-2026 136
Avaré
Entenda como funciona a distribuição de medicamentos na Farmácia Popular e na FArmácia do Povo  de medicamentos à população
7-maro-2026 152
Avaré
CEI Maria Izabel realiza segunda edição do Projeto “Intergeracional - Laços de Afeto”
7-maro-2026 143
Política Nacional
Kassab entra como vice de Caiado para ampliar poder de barganha do PSD no 2º turno, dizem aliados
7-maro-2026 108
Nacional
SP reduz superlotação de presídios do semiaberto e agrava a do fechado
7-maro-2026 101
Avaré
Avaré fortalece o planejamento, amplia parcerias e busca novas oportunidades para impulsionar o turismo e a economia local
7-janeiro-2026 1782
Avaré
Reunião fortalece integração entre Polícia Civil e instituições parceiras no combate aos maus-tratos contra animais
7-janeiro-2026 1599
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS