Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Caso de Polícia - SP

Bunker subterrâneo, carros-fortes e arsenal: como era o esquema usado por criminosos para transportar drogas e armas em SP

Por Jornal A Bigorna 11/06/2026 11:30:00
Bunker subterrâneo, carros-fortes e arsenal: como era o esquema usado por criminosos para transportar drogas e armas em SP

Uma empresa de transporte de valores regularizada, carros-fortes adaptados com compartimentos secretos e um bunker subterrâneo escondido sob um cofre formavam a estrutura utilizada por uma organização criminosa para movimentar drogas, armas e dinheiro de forma clandestina em Arujá, na Grande São Paulo. O esquema foi descoberto pela Polícia Civil durante uma operação que resultou na apreensão de 283 quilos de haxixe, 17 armas de fogo e diversos equipamentos usados pela quadrilha.

A investigação foi conduzida pela 5ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat), ligada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Segundo a polícia, a transportadora servia como fachada para atividades ilícitas e permitia ao grupo utilizar veículos que, em razão da atividade exercida, costumam ser menos alvo de fiscalizações.

A descoberta ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na sede da empresa, na terça-feira (9). No local, os policiais encontraram um bunker construído sob o cofre da transportadora. O espaço escondido armazenava cerca de 283 quilos de haxixe.

Os investigadores também identificaram adaptações nos veículos utilizados pelo grupo. Em um automóvel adesivado com a marca da empresa, havia um compartimento eletrônico oculto sob o painel. No esconderijo, foram encontrados vestígios da mesma substância apreendida no bunker, reforçando a suspeita de que os carros eram usados para o transporte de cargas ilegais.

Além da droga, a operação apreendeu dois carros-fortes, um automóvel e uma motocicleta. Os agentes também localizaram 17 armas de fogo — entre elas seis espingardas, seis pistolas e cinco revólveres calibre 38 —, mais de 50 carregadores de munição, 11 coletes balísticos, máquinas para embalar e contar dinheiro, bolsas e três celulares.

— Foi uma prisão muito importante estrategicamente, que revelou uma estrutura inédita e sofisticada dos criminosos. A empresa é regularizada e funciona há décadas, tendo sido comprada com a finalidade de transportar ilícitos, inclusive ouro — afirmou o delegado Clemente Calvo, da Disccpat.

Segundo a Polícia Civil, os investigadores não encontraram contratos ou documentos que comprovassem a prestação regular de serviços de transporte de valores. Durante as diligências, os carros-fortes da empresa também não foram vistos realizando operações compatíveis com a atividade declarada pela companhia.

Dois homens foram presos em flagrante durante a ação. Um deles, apontado como proprietário da empresa no contrato social, foi abordado após estacionar um veículo em frente a uma lanchonete. O segundo suspeito estava na sede da transportadora e tentou fugir ao perceber a chegada dos policiais, mas acabou alcançado.

O caso foi registrado como tráfico de drogas, associação para o tráfico, localização e apreensão de objeto e veículo e cumprimento de mandado de busca e apreensão. Os dois investigados, de 41 e 45 anos, permanecem à disposição da Justiça.(Do Globo)

Caso de Polícia - SP

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Defensoria Pública abre pré-inscrições do #DáPraResolver em Avaré
20-julho-2026
Avaré
Prefeitura entrega cestas básicas a alunos durante o recesso escolar
20-julho-2026
Acidente
Motociclista é socorrido em estado grave após bater contra carro em rodovia de Piraju
20-julho-2026
Acidente
Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em batida frontal em vicinal entre Ipaussu e Bernardino de Campos
20-julho-2026
Brasil: Polícia
SP: Adolescente de 17 anos é assassinada com tiros na cabeça e costas
20-julho-2026
Nacional
Plano para gasolina com 35% de etanol avança; nova fase de testes está prevista para setembro
20-julho-2026
Nacional
Brasil sob ataque: os dados da inteligência do Exército sobre ações cibernéticas e do narcotráfico
20-julho-2026
Polícia
Operação grande envergadura é concluída com resultados expressivos, em benefício da segurança pública
20-julho-2026
Palanque do Zé
Palanque do Zé #414 - Algumas lições de Warren Buffett
20-julho-2026
Artigo
Como a Educação de Avaré vem desenvolvendo ações voltadas à inclusão escolar
20-julho-2026
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Cultura
  • Esporte
  • Literatura
  • Detetive Tango
  • O Palhaço
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS