Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Conto: A última lágrima

Por Jornal A Bigorna 12/08/2017 14:57:00 1009
Conto: A última lágrima

Conto

Já havia aderido ao cheiro hospitalar, devido ao tempo em que se encontrava internado. Sabia que estava ali, apenas como um paliativo para não sentir dor. O final da vida, pensava, é igual para todos.

Havia sido funcionário público e se aposentado com mais de 30 anos de trablho árduo e resistindo e mantendo a família com o salário baixo que recebia. Vinha de uma família pobre e casara-se cedo, o que impediu que pudesse voltar aos estudos e alçar outros postos, pois tivera duas filhas gêmeas, e, deste modo, percebeu e adotou que trabalharia para que suas filhas pudessem ter algo melhor, desfrutar de um estudo melhor e assim sofrer menos que ele, o pai.

Sua esposa morreu aos 45 anos, vítima de câncer. Avassalador enfrentou a dor e a tristeza em nome das filhas, que ainda eram crianças. Dedicou-se como pai e mãe.

Tempos depois, com muito esforço uma das filhas era professora e a outra tinha conseguido uma vaga, depois de muito estudo e dedicação e tornou-se médica.

Era a filha médica quem mais passava pelo local para olhar o pai, que, já sem forças sempre tinha um sorriso para quem chegasse perto dele. Era dos quatro filhos, o mais pobre. Os demais tinham um poderio financeiro maior, outro nível de vida, e com isso ele aprendeu que o dinheiro separa também as famílias.

Depois de aposentado ainda se dedicava a fazer alguns trabalhos fiscais. Foram só alguns anos, pois um tumor aparecera do nada e, em pouco tempo tomara quase todo o corpo.

Mesmo doente, apenas um dos irmãos apareceu para lhe visitar, e uma vez apenas. As filhas se revezavam nas noites para não deixá-lo solitário. Com o tempo, perdeu os movimentos e dependia de tudo. A professora saiu de licença quando notou que o pai, que era seu ídolo estava precisando demais dela. A partir disto, passou literalmente a ‘morar’ no hospital, só saindo para ir a sua casa, e depois sem demora já estava ao lado do pai. A médica,  que trabalhava no próprio local também cuidava sempre que estava disponível.

Os dias passaram rápidos demais, assim como a vida é um ínfimo tempo no espaço absoluto.

Era dia dos Pais, mas ele já estava demasiadamente desgastado. Numa noite em que da janela ele avistara inúmeras estrelas, pediu à filha que o levasse para vê-las, queria contemplar o que não damos importância. Queria todo o dia ver o sol nascer no esplendor de sua aurora. A explosão linda da vida, que perdeu muito, porque teve que se sujeitar a trabalhos contínuos.

Naquela noite, a filha professora o levou até um local aberto, um pequeno jardim dentro do hospital. Embora com dores e em cadeira- de-rodas o velho pai ficou contemplando as estrelas silenciosamente.

A filha ao lado olhava o rosto de seu ‘ídolo’ e rememorava contando a ele as passagens da vida, passeios, enfim, o pouco que o pai tinha que mesmo assim lhes deixava felizes.

Por fim, após algum tempo, ela saiu para pegar um copo de água. Quando voltou seu pai estava com a cabeça abaixada. Checou os pulsos e viu que ele havia partido. Ergueu seu rosto. Estava límpido e formoso. Do lado ela notou que escorria uma lágrima. Era sua última lágrima.

Por Assis Châteaubriant

 

 

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Bairro Terras de São José terá viaduto; obra é orçada em 90 milhões
4-setembro-2026 169
Avaré
Moradores do bairro Terras de São José receberão  nova unidade e saúde (UBS)
4-setembro-2026 328
Literatura
Associação Espírita Arco Íris realiza, hoje, dia 09 , caminhada em prol ao Dia Mundial de Conscientização  do Transtorno do Espectro do Autismo
4-setembro-2026 142
Avaré
Prefeito Roberto Araujo anuncia projeto que valoriza profissionais da Educação
4-setembro-2026 256
Acidente
Acidente com três carretas, bitrem e carro interdita a Raposo Tavares no interior de SP
4-julho-2026 2343
Avaré
Câmara reprova contas de Jô Silvestre
4-julho-2026 2142
Avaré
6º Simpósio do Autismo, que acontece no dia 24 de abril, está com inscrições abertas
4-julho-2026 1687
Avaré
Vereador esclarece licitação de R$ 39 milhões para merenda em Avaré,  critica "pânico" na rede e críticas tendenciosas com motivações políticas
4-julho-2026 3636
Avaré
Barra Grande terá rodeio em cutiano no domingo, dia 12
4-julho-2026 776
Avaré
Avaré recebe etapa do Circuito Interior de Jiu Jitsu
4-julho-2026 1792
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS