Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Lula deve concorrer à presidência do PT

Por Jornal A Bigorna 07/03/2017 21:27:21 1436
Lula deve concorrer à presidência do PT

Apontado como o único nome capaz de reunificar o partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá concorrer à presidência do PT.

Diante do apelo de dirigentes partidários e sindicalistas, Lula se rendeu ao argumento de que qualquer outro nome poderia amplificar a disputa interna na sigla.

Em reunião ocorrida na semana passada, Lula concordou que sua candidatura seja apresentada às diferentes tendências do PT, para que não seja endossada apenas pela sua corrente, a CNB (Construindo um Novo Brasil). A intenção é que o lançamento de seu nome conte com o apoio de diversas forças internas.

O presidente nacional do partido, Rui Falcão, é o encarregado da composição com todas as tendências petistas. Mas alguns dirigentes partidários, como Valter Pomar (Articulação de Esquerda), já avisaram que não abrem mão de uma candidatura própria.

Outro candidato é o senador Lindbergh Farias (RJ). Seus principais apoiadores, no entanto, têm defendido o nome de Lula.

Diretores do Instituto Lula ainda resistem à candidatura do ex-presidente. Eles alegam que o petista será dragado por uma agenda burocrática, em vez de se dedicar à sua defesa e a uma eventual campanha presidencial.

Lula responde a dois processos na Justiça Federal do Paraná: num deles, é acusado de ter se beneficiado de dinheiro de corrupção na compra e reforma de um tríplex no Guarujá. No outro, de ter recebido vantagem indevida por meio da Odebrecht, que pagou parte de um terreno onde seria a sede do Instituto Lula. Além disso, é réu em outras três ações que não estão em Curitiba.

Petistas contrários à candidatura afirmam ainda que o Instituto Lula, que hoje enfrenta grave crise financeira, definharia sem a presença de Lula. Com a deflagração da Lava Jato, caiu a receita do instituto e da LILS, empresa de Lula responsável pela contratação de suas palestras.

GASTOS

Na presidência do PT, Lula terá seus gastos, inclusive de viagens, custeadas pelo partido. Antes mesmo de qualquer campanha presidencial, ele poderá viajar em aviões fretados pelo partido.

Lula relutou alegando que, com ele à frente do PT, o partido seria alvejado cada vez que viesse à tona uma etapa dos processos aos quais responde. Em resposta, ouviu que o partido já sofre esse revés. Ainda segundo aliados do ex-presidente, Lula é sensível à tese de que um novo embate interno ameaçará a própria sobrevivência do PT.

Em favor da candidatura de Lula há ainda um ingrediente pessoal: antes de sua morte, em fevereiro, a ex-primeira-dama Marisa Letícia vinha defendendo que o marido reassumisse o controle da sigla para pavimentar sua volta à Presidência da República.(DaF.S.Paulo)

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
PM flagra traficante com 920 porções de cocaína em SP que seriam levadas para Cerqueira César
7-maro-2026 181
Caso de Polícia - SP
Homem é preso por importunação sexual após expor órgão genital a mulher em supermercado em Avaré
7-maro-2026 108
Avaré
Roberto Araujo sanciona lei que destina área pública para construção de moradias populares em Avaré
7-maro-2026 456
Avaré
Avaré inicia os estudos para a construção do novo Plano Municipal de Educação
7-maro-2026 154
Avaré
Entenda como funciona a distribuição de medicamentos na Farmácia Popular e na FArmácia do Povo  de medicamentos à população
7-maro-2026 175
Avaré
CEI Maria Izabel realiza segunda edição do Projeto “Intergeracional - Laços de Afeto”
7-maro-2026 162
Política Nacional
Kassab entra como vice de Caiado para ampliar poder de barganha do PSD no 2º turno, dizem aliados
7-maro-2026 123
Nacional
SP reduz superlotação de presídios do semiaberto e agrava a do fechado
7-maro-2026 112
Avaré
Avaré fortalece o planejamento, amplia parcerias e busca novas oportunidades para impulsionar o turismo e a economia local
7-janeiro-2026 1787
Avaré
Reunião fortalece integração entre Polícia Civil e instituições parceiras no combate aos maus-tratos contra animais
7-janeiro-2026 1620
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS