Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Nota de correção:Contribuintes continuam pagando taxa de combate a incêndios

Por Jornal A Bigorna 24/07/2017 22:38:00 1508
Nota de correção:Contribuintes continuam pagando taxa de combate a incêndios

IPTU

Mesmo após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo no dia 24 de maio de 2017 o pagamento da taxa de combate a incêndios, a prefeitura de SP continua recebendo dos munícipes a taxa, a qual está incluída junto com o IPTU. 

Segundo o ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação, a partir da decisão do STF, contribuintes poderão inclusive pedir à Justiça o ressarcimento dos valores pagos, desde que limitados aos cinco anos anteriores à apresentação da ação.

No julgamento, os ministros analisaram recurso do município de São Paulo contra decisão do Tribunal de Justiça do estado que havia derrubado a cobrança do tributo.

Votos- Por 6 votos a 4, a maioria dos ministros manteve a decisão, por entender que município não pode cobrar por serviço de segurança pública, atividade de responsabilidade do governo estadual.

Além disso, consideraram que taxas só podem ser cobradas por serviços “divisíveis” – isto é, que podem ser prestados individualmente aos cidadãos –, e não por universais, para atendimento geral, como o combate a incêndios.

“Nem mesmo o estado poderia, no âmbito da segurança pública revelada pela prevenção e combate a incêndios, instituir validamente a taxa”, declarou Marco Aurélio Mello em seu voto.

Acompanharam o relator, contra a cobrança da taxa de incêndio, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.

A favor da possibilidade de cobrar a taxa votaram os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Celso de Mello não votou porque estava ausente da sessão.

Ressarcimento dos últimos cinco anos

No entanto, o posicionamento das pessoas que atuam na área jurídica é bem claro em relação à garantia dos direitos dos cidadãos.

Segundo o relator do caso no STF, ministro Marco Aurélio Mello, os contribuintes vão poder, inclusive, pedir à Justiça o ressarcimento dos valores pagos nos últimos 5 anos.

No caso de o contribuinte não ter pagado a taxa deste ano, ele esclarece, entretanto, que basta não fazer o pagamento. “Caso pretenda ser cauteloso, poderá remeter uma carta com aviso de recebimento endereçado à Procuradoria Fiscal do Município informando que, na qualidade de munícipe, não pagará a respectiva taxa em virtude da decisão do STF”, acrescenta.

No caso dos munícipes que já pagaram a taxa, a orientação é procurar um advogado de confianças, a fim de recuperar os valores pagos indevidamente. “Em tese, o advogado poderá promover uma ação de repetição de indébito e pleitear a devolução dos valores pagos nos últimos cinco anos”, ressalta. De acordo com o especialista, o município deverá fazer a restituição das taxas, devidamente corrigidas, cumprindo, assim, a decisão do STF.

ERRAMOS:

A decisão está em vigor na cidade de SP. No entanto, cada Câmara poderá ingressar com a ação de inconstitucionalidade em seu devido município. Caso a Câmara de Avaré ingresse com a ação de inconstitucionalidade, a ação poderá ser estendida ao municípo de Avaré.(Fonte:PortaldoSTF)

 

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Bairro Terras de São José terá viaduto; obra é orçada em 90 milhões
4-setembro-2026 171
Avaré
Moradores do bairro Terras de São José receberão  nova unidade e saúde (UBS)
4-setembro-2026 332
Literatura
Associação Espírita Arco Íris realiza, hoje, dia 09 , caminhada em prol ao Dia Mundial de Conscientização  do Transtorno do Espectro do Autismo
4-setembro-2026 142
Avaré
Prefeito Roberto Araujo anuncia projeto que valoriza profissionais da Educação
4-setembro-2026 258
Acidente
Acidente com três carretas, bitrem e carro interdita a Raposo Tavares no interior de SP
4-julho-2026 2343
Avaré
Câmara reprova contas de Jô Silvestre
4-julho-2026 2143
Avaré
6º Simpósio do Autismo, que acontece no dia 24 de abril, está com inscrições abertas
4-julho-2026 1687
Avaré
Vereador esclarece licitação de R$ 39 milhões para merenda em Avaré,  critica "pânico" na rede e críticas tendenciosas com motivações políticas
4-julho-2026 3637
Avaré
Barra Grande terá rodeio em cutiano no domingo, dia 12
4-julho-2026 786
Avaré
Avaré recebe etapa do Circuito Interior de Jiu Jitsu
4-julho-2026 1796
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS