Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Educação Internacional

Os países europeus que estão banindo celulares em sala de aula

Por Jornal A Bigorna 09/07/2023 08:00:00 622
Os países europeus que estão banindo celulares em sala de aula

Celulares, tablets e relógios inteligentes serão banidos das salas de aula da Holanda, segundo anunciou o governo do país na terça-feira (4). A medida, que tem o objetivo de afastar as distrações trazidas por esses aparelhos, deve entrar em vigor a partir de 2024.

Por enquanto, a proibição não tem efeitos legais coercitivos —ou seja, não traz punições diante da lei se não for cumprida. Entretanto, isso pode mudar no futuro.

A regra deverá ter algumas exceções, como para alunos com necessidades médicas ou deficiências que precisem desses aparelhos, ou em aulas focadas em habilidades digitais.

"Embora os celulares estejam praticamente interligados com nossas vidas, eles não encaixam na sala de aula", afirmou o ministro da Educação da Holanda, Robbert Dijkgraaf.

"Os alunos devem ser capazes de se concentrar ali e ter todas as oportunidades para aprender bem. Sabemos por pesquisas científicas que os celulares atrapalham isso."

Vários estudos já demonstraram que limitar o tempo de tela das crianças traz melhoras na cognição e na concentração.

O governo holandês disse que caberá às escolas alinhar regras detalhadas com professores, pais e alunos.

A decisão será revisada no final do ano letivo de 2024-2025, quando o funcionamento da medida será avaliado, assim como a necessidade de trazer efeitos legais para a proibição ou não.

O anúncio da Holanda vem depois de uma decisão semelhante anunciada pela Finlândia na semana passada.

O novo governo finlandês, formado por uma coalizão conservadora, pretende alterar a legislação para facilitar restrições a celulares nas escolas —mas isso ainda precisa ser aprovado pelo parlamento.

Em 2018, a França aprovou uma lei banindo o uso de celulares por estudantes com menos de 15 anos nas dependências das escolas, inclusive durante os recreios. Entretanto, a aplicação da lei tem enfrentado desafios, como a resistência dos alunos em entregar seus celulares.(Da Folha de SP)

Educação Internacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
SEC Avaré: Palavra do Presidente: Ganhamos uma importante luta! Mas a guerra ainda deve ser vencida!
16-junho-2026 38
Avaré
Cestas básicas recebidas do Fundo Social de SP serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade
16-junho-2026 65
Avaré
Prefeitura e Secretaria de Cultura confirmam Arraiá do Nhô Musa para julho
16-junho-2026 67
Avaré
Manutenção e conservação garantem mobilidade e segurança nas estradas rurais de Avaré
16-junho-2026 47
Avaré
Roberto Araujo firma convênio com ABOVA para fortalecer atendimento em assistência social
16-junho-2026 57
Acidente
Homem é socorrido em estado grave ao ser atropelado em rodovia de Taquarituba
16-junho-2026 22
Artigo
Quem detém a legítima representação do povo na defesa da democracia
16-junho-2026 121
Nacional
Frio e chuva marcam início da semana em SP, diz Climatempo
16-junho-2026 1535
Brasil: Polícia
Jovem de 19 anos mata pai e madrasta esfaqueados no interior de SP
16-junho-2026 3974
Liturgia do André Guazzelli
Liturgia do André # 60 —  Vida será dura em 2027; uma visão de Marcos Lisboa
16-junho-2026 175
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS