Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Palanque do Zé

Palanque do Zé #147 – Prefeitura está recadastrando túmulos deteriorados. Como não perder o seu?

Por Jornal A Bigorna 30/05/2021 21:20:00 8 mins read 2650
Palanque do Zé #147 – Prefeitura está recadastrando túmulos deteriorados. Como não perder o seu?

No último dia 24, foi publicado na edição de número 961 (página 7) do Seminário Municipal Eletrônico da Estância Turística de Avaré, o Decreto nº. 6.310/21. A norma “dispõe sobre o recadastramento dos jazigos e a transferência de restos mortais de jazidos deteriorados e/ou abandonados, para o Ossuário Público Municipal localizado neste Município e dá outras providências”.

Fazendo a leitura do texto, o que se extrai é simples: Falta espaço no Cemitério, então o Poder Executivo Municipal decidiu iniciar o recadastramento das cessões de uso de túmulos para, após o final do prazo de 90 dias, "dar a correta destinação aos inúmeros jazigos do Cemitério Municipal com estruturas físicas deterioradas e/ou abandonados".

Adiante, o Decreto aponta que "o não comparecimento dentro do prazo estipulado (...) para regularização do cadastro municipal implicará na revogação imediata das concessões eventualmente conferidas e no consequente retorno da posse dos jazigos com estruturas físicas deterioradas e/ou abandonadas para Município de Avaré, sem qualquer ônus, encargos ou indenizações”.

Se houver restos mortais nos jazigos em que a retomada aconteça, eles serão “transladados para o Ossuário Público Municipal no Cemitério de Avaré, com placa contendo a identificação dos respectivos jazigos, respeitados os prazos constantes da legislação sanitária para exumação de restos mortais, pelo prazo de 90 (noventa) dias, após findado esse prazo, os restos mortais serão cremados, tendo as cinzas
descartadas em local apropriado”.

Ou seja, se o túmulo da sua família está deteriorado, você deve se manifestar até o dia 24 de agosto de 2021 na "Administração do Cemitério Municipal de Avaré, subordinada à Secretaria Municipal de Serviços". O Decreto não explicita em qual endereço funciona a Administração do Cemitério Municipal, mas até onde eu sei, é no Velório, defronte à necrópole.
O Decreto é encerrado com a informação de que "todos os interessados que comparecerem para reclamar a posse dos jazigos com estruturas físicas deterioradas e/ou abandonados, deverão realizar a atualização de seu cadastro junto à Administração do Cemitério Municipal de Avaré” e, em 60 dias, consertá-lo sob pena de “revogação da respectiva concessão”.

Não há problemas caso você esteja sem dinheiro ou meios para efetuar os reparos, pois quem comprovar “não ter condições financeiras de promover as reformas” (...) “o Município realizará as respectivas melhorias, lançando posteriormente o valor despendido em nome do concessionário, que caso não recolha dentro do prazo previsto os valores devidos terá tais despesas inscritas como dívida ativa do município, para posterior cobrança”.

Caso te interesse, vale dizer que a íntegra do Decreto está disponível aqui: a245c1a18f249c676ad1fb5425159a08.pdf (avare.sp.gov.br)

Palanque do Zé
Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Com mínima de 6°c, Avaré entra em estado de atenção para chuva e ventos neste fim de semana
junho-19-2026 182
Avaré
Inclusão, alegria e acolhimento marcam programação especial para famílias atípicas na Festa Junina de Avaré
junho-19-2026 129
Avaré
Obra contra enchentes altera trânsito no centro de Avaré
junho-19-2026 168
Avaré
ACIA fortalece empresas com o Cartão EBA Benefícios
junho-19-2026 108
Caso de Polícia - SP
Menor de 15 anos é apreendido por tráfico de drogas
junho-19-2026 124
Caso de Polícia - SP
Homem é preso em flagrante após quebrar vitrine e furtar manequim
junho-19-2026 185
Artigo
Copa do Mundo e Autismo: Como tornar esse momento mais confortável e divertido
junho-19-2026 3162
Avaré
Sindicato Rural realizará diversos cursos em parceria com a Prefeitura
junho-19-2026 85
Acidente
Motorista atropela pedestre, foge sem prestar socorro e vítima morre na Castello Branco
junho-19-2026 158
Política Nacional
Alcolumbre quer alterar PEC, e fim da escala 6x1 pode ficar para depois da eleição
junho-19-2026 104
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS